Vândalos invadem escola e destroem urnas eletrônicas

Dois guardas municipais destacados para vigiar o prédio chegaram a atirar contra o suspeito, que fugiu

28 out 2018 - 11h14
(atualizado às 11h43)

Dez das 15 urnas eletrônicas de um posto de votação em Sorocaba, interior de São Paulo, foram depredadas na madrugada deste domingo (28). O ataque aconteceu na Escola Estadual Humberto de Campos, na região do Cerrado, zona oeste da cidade. Várias salas foram reviradas e, numa delas, os vândalos deixaram um bilhete com os dizeres: "Todos vocês vão pro inferno".

Urnas eletrônicas brasileiras
25/9/2018   
REUTERS/Rodolfo Buhrer
Urnas eletrônicas brasileiras 25/9/2018 REUTERS/Rodolfo Buhrer
Foto: Reuters

Os guardas municipais que vigiavam o prédio só perceberam a ação depois que ela tinha acontecido. Conforme o cartório eleitoral, as urnas danificadas foram substituídas antes das 8h, horário de início da votação, e não houve atraso.

Publicidade

Na escola funciona a 17.ª seção da 271.ª zona eleitoral, com 3,6 mil eleitores cadastrados. De acordo com a chefe do cartório, Samara Ferreira de Oliveira, o local onde estavam as urnas havia sido vistoriado na manhã de sábado (27).

Quando os funcionários chegaram, no início da manhã, encontraram as portas das salas arrombadas e, além das urnas danificadas, o material usado pelos mesários estava espalhados pelo prédio. A Polícia Militar foi chamada e o cartório providenciou a troca dos equipamentos avariados.

O comandante da Guarda Municipal, Marcos Mariano, informou que os dois guardas destacados para fazer a segurança da escola viram um homem pulando o muro no fim da noite de sábado e o perseguiram. Na tentativa de abordagem, um dos agentes chegou a disparar, mas não atingiu o suspeito, que fugiu. A ação será investigada.

Em outro posto de votação, na Escola Estadual Flávio Gagliardi, ladrões furtaram a fiação elétrica durante a madrugada, deixando o prédio sem energia. De acordo com o cartório eleitoral, a ação não prejudicou o início da votação porque as urnas eletrônicas têm baterias com duração de oito horas. De manhã, a rede elétrica estava sendo recuperada.

Publicidade

Veja também

Eleições 2018: Urnas são abertas e primeiros eleitores registram seus votos
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se