Como GPTs customizados podem ajudar marketeiros nas Eleições 2024

As Eleições 2024 serão as primeiras disputadas em cenário com IAs generativas como o ChatGPT pode ser de grande utilidade

11 abr 2024 - 06h10
Resumo
GPTs customizados podem auxiliar o desenvolvimento de campanhas eleitorais contribuindo com a interação personalizada com o eleitorado, apoiando o desenvolvimento de materiais de campanha e analisando dados eleitorais.
Foto: Abdias Pinheiro / TSE

Faltando seis meses para o primeiro turno e com os partidos esquentando os motores para a corrida eleitoral, como o ChatGPT pode contribuir no desenvolvimento das campanhas? Com os GPTs customizados e o próprio avanço tecnológico da versão plus do ChatGPT (com o modelo GPT-4), as possibilidades são ilimitadas para os marketeiros e suas equipes. 

A customização permite criar assistentes sob medida, treinados e com suas bases de conhecimento abastecidas por informações sobre o candidato, suas propostas e prioridades, além de dados oficiais de pleitos anteriores para elaboração de estratégias e abordagens.

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O construtor de GPTs dá ao usuário o poder criar versões do ChatGPT para tarefas específicas da campanha, assim como tratar de temas específicos, com foco na cidade, por exemplo. 

Imagine GPTs especializados em temas como educação, segurança pública ou gestão ambiental, todos ajustados para dialogar com o com a equipe de campanha de olho no que pode interessar, atrair e engajar o eleitorado.

Os GPTs customizados podem:

• Facilitar a interação personalizada com eleitores, gerando FAQs respondendo a dúvidas e fornecendo informações detalhadas sobre propostas do candidato.

• Apoiar o desenvolvimento de materiais de campanha altamente direcionados, desde discursos até conteúdo para redes sociais, assegurando consistência e profundidade em todas as mensagens.

• Analisar dados eleitorais e tendências de forma a orientar estratégias de campanha, utilizando bases de dados acessíveis, documentos e mapas eleitores.

Neste novo cenário, com a presença de IAs generativas como o ChatGPT, usar uma ferramenta com tantas possibilidades e facilidades é, de fato, atraente, mas desde que passe longe de criação de fake news, deep fake ou qualquer outro tipo de falcatrua. Nunca é demais lembrar, a transparência, a autenticidade e a inovação serão chaves para conquistar não apenas votos, mas também a confiança e o respeito do eleitorado.

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(*) Alexandre Gonçalves é jornalista, fundador da agenteINFORMA – conteúdo e produtos digitais, e desde março de 2023 edita a newsletter agenteGPT, onde compartilha insights e sua experiência de usuário do ChatGPT.

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