Patrocínio

Unicamp muda vestibular; 1ª fase será de múltipla escolha

4 dez 2009 - 11h16
(atualizado às 12h22)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou nesta sexta-feira as alterações a serem implantadas a partir do ano que vem, no processo seletivo para 2011. A principal principal mudança afeta a primeira fase, que agora terá 48 questões de múltipla escolha, no lugar das 12 discursivas ainda em voga no vestibular deste ano.

As alterações começam a valer a partir do vestibular 2011
As alterações começam a valer a partir do vestibular 2011
Foto: Getty Images

Primeira Fase

Publicidade

Estas 48 questões serão elaboradas com base nos conteúdos ministrados no ensino médio. Serão 12 questões de Matemática, 18 de Ciências da Natureza (Ciências Biológicas, Física e Química), e 18 de Ciências Humanas, Artes e Humanidades (com pelo menos 6 questões de Geografia e 6 questões de História, introduzindo-se questões de Filosofia, Sociologia e Artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio).

Novidade na primeira fase é também a ampliação da prova de redação. O candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. Atualmente, apenas um texto é confeccionado a partir de três opções. A redação também voltará a ser corrigida para todos os candidatos, independentemente dos pontos alcançados na prova objetiva. Seu peso seguirá valendo 50% da nota da primeira fase do vestibular da Unicamp.

Com essas ampliações, a primeira fase será duração de 5 horas, uma a mais que o tempo disponível atualmente.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará a participar com 20% da nota da primeira fase, mas passará a ser de uso obrigatório a todos os candidatos.

Publicidade

Segunda Fase

Sem grandes mudanças estruturais, a nova segunda fase será ainda mais orientada a estimular um desenvolvimento integrado dos conhecimentos. Serão 3 provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, com quatro horas a cada dia.

Provas de Aptidão

Por sua vez, a aplicação das Provas de Aptidão, agora denominadas Provas de Habilidades Específicas, não sofrerá alteração. Elas continuarão sendo realizadas após a segunda fase.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se