Débora Garofalo foi eleita a educadora mais influente do mundo pela Varkey Foundation, sendo a primeira a ganhar na nova categoria que reconhece professores que utilizam mídias sociais para expandir o aprendizado.
A professora Débora Garofalo foi eleita a educadora mais influente do mundo pela Varkey Foundation, fundação internacional que criou o Global Teacher Prize, principal prêmio voltado a professores. Ela se tornou a pioneira a ganhar na categoria, que foi criada neste ano para reconhecer um "professor excepcional que utiliza as mídias sociais para expandir o aprendizado para além da sala de aula".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Por meio de seu programa de 'Robótica com Sucata', ela transforma materiais descartados em experiências de aprendizado impactantes, inspirando alunos, comunidades e educadores no Brasil e em outros países. Parabéns, Débora!", escreveu o Varkey Foundation em uma publicação nas redes sociais.
Débora recebeu o prêmio na última segunda-feira, 2, de Jay Varkey, membro do Conselho da Fundação Varkey e vice-CEO da GEMS Education, em um jantar de gala no Atlantis, The Palm, em Dubai, que celebrou professores do mundo todo.
Ela é graduada em Letras e Pedagogia, mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e Fab Learn Fellow pela Columbia University, nos Estados Unidos.
Em 2019, Débora também foi finalista no Global Teacher Prize, considerado o "Nobel da Educação", ficando entre os 10 melhores professores do mundo, após idealizar e aplicar na Escola Municipal Ary Parreiras, em São Paulo (SP), o projeto Robótica com Sucata.
Após o reconhecimento, a professora passou a trabalhar na gestão de políticas públicas, com atuação nas Secretarias Municipal e Estadual de Educação de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Ela ainda atua como professora da Universidade de São Paulo (USP).