ES: jovem chega enquanto portões são fechados e é proibido de fazer prova

27 out 2013 - 13h44
(atualizado em 28/10/2013 às 08h17)
<p>Portões foram fechados pontualmente às 13h no Ifes e um estudante foi proibido de entrar</p>
Portões foram fechados pontualmente às 13h no Ifes e um estudante foi proibido de entrar
Foto: Acácio Rodrigues / Especial para Terra

Exatamente às 13h, horário que marca o fechamento dos portões para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que o jovem Marcos Martins foi impedido de participar do segundo dia do certame no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Ele tomou um ônibus no terminal de Jardim América, bairro de Cariacica, município que faz parte da região metropolitana de Vitória. Mas o percurso que, segundo ele, dura cerca de 30 minutos, teve o tempo dobrado.

"Eu esperava que ele (o fiscal responsável pelo fechamento do portão) me deixasse entrar, pois ainda não estava trancado. Ontem fui bem na prova," lamentou o rapaz, nitidamente abatido por não poder realizar o exame. "Esse não é o meu primeiro Enem. Pretendo cursar Rádio e TV, e embora seja frustrante, ano que vem tem mais", justificou.

Publicidade

Enem 2013: veja fotos do segundo dia de provas pelo Brasil

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Publicidade

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, corrige as questões do exame.

Domingo, novamente a partir das 13h (de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. Nesse dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste. No sábado, primeiro dia de provas, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta para resolver as questões. 

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli. Veja também os comentários em vídeo dos professores do Colégio Ari de Sá sobre o primeiro dia de provas.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

Publicidade

Fonte: Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se