No Enem 2025, uma questão sobre os diferentes nomes da "canjica" no Brasil destacou a variedade linguística e valorizou o prato como símbolo nacional.
O domingo, 9, marcou o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas trouxeram enunciados sobre cultura, diversidade e tecnologia.
Confira o gabarito extraoficial do 1º dia de prova do Enem 2025
Uma das mais questões mais comentadas entre os estudantes foi a que aborda os nomes usados para se referir à “canjica”, em diferentes regiões País --além de ressaltar o prato como símbolo da culinária nacional.
O enunciado foi: "A canjica -0creme amarelo à base de milho-- é prova da diversidade do Brasil, pelas variações em seu nome de batismo. Servido polvilhado com canela, o doce confunde: o que lá no norte é “canjica", lá no sul é "curau". Os nomes se invertem quando o doce muda. O creme branco com os grãos inteiros de milho, no sul, é "canjica", e, no norte, "curau"."
“Esta temática, por sua natureza, pode despertar o interesse dos estudante”, projetou Arturo Chiong, professor de Linguagens do Curso Anglo.
O gabarito oficial do Enem 2025 deve ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até o dia 1º de dezembro. No próximo domingo, dia 16, os estudantes serão submetidos às provas de ciências da natureza e matemática.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na região, no período da aplicação regular do exame.