Dados da ABIT comprovam que Brasil é destaque na produção têxtil mundial

25 out 2016 - 17h15

A indústria de moda no País já tem mais de 200 anos e a cada temporada renova suas expectativas positivas. Segundo estudo promovido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil se destaca por ser o quinto maior produtor têxtil do mundo e, segundo dados divulgados em relação a 2015, figura como o segundo maior gerador de empregos, perdendo apenas para o setor "Alimentos e Bebidas".

Apesar da crise econômica que afeta todo o território nacional, esse mercado ainda tem apresentado números expressivos de capital. De acordo com a pesquisa da ABIT, no ano passado o faturamento do setor chegou a USS 36,2 bilhões, com mais de 5,5 bilhões de peças produzidas.

Publicidade

Buscando um lugar ao sol, diversas empresas estão investindo cada vez mais em ferramentas de marketing, como anúncios digitais, e também em melhorias constantes nos produtos e serviços.

Dessa forma, aliado aos altos índices de busca por blogs e portais com dicas de moda, a internet se mostra como um dos grandes meios de atuação do mercado têxtil brasileiro. Um estudo divulgado pelo Sebrae em dezembro de 2014 afirma que a maioria dos homens realiza pesquisas na internet antes de fazer investimentos em novas peças para o guarda-roupa.

Além disso, vale destacar que a presença e-commerce das principais lojas do mercado tem se tornado cada vez mais atrativa aos compradores. Em 2013, o Sebrae afirmou que pela primeira vez o setor de moda e acessórios liderou o ranking de produtos mais vendidos pela internet, e a tendência é que as vendas desse tipo continuem a todo o vapor.

Todo esse cenário aquece o mercado para diversos tipos de profissionais do ramo. Ainda de acordo com o Sebrae, em 2013 mais de 360 mil empresas foram responsáveis pela criação de mais de 679 mil cargos, o que gerou mais de R$ 9 bilhões em salários.

Publicidade

Nesse ponto, vale lembrar que as classes B e C foram o grande destaque. O nicho tem se mostrado cada vez mais operante nos últimos anos, indo contra qualquer tipo de polarização referente à classe A.

Por isso, os lojistas precisam ficar de olho em todo o potencial do mercado. E apesar da expansão do segmento on-line, os espaços físicos ainda são essenciais para uma grande parcela do público consumidor.

Sendo assim, investir em infraestrutura e otimização dos serviços é um investimento que promete bons resultados. Afinal de contas, o número de shoppings e lojas de rua nas grandes cidades apresentam forte expansão em todo o território nacional, e por esse motivo é primordial apostar em ferramentas de fidelização do cliente.

Uma das maneiras de abraçar esse potencial está nos manequins, cuja função é fazer com que as lojas vendam mais roupas. Devido à importância dos manequins , eles são considerados o principal elemento do visual merchandising.

Publicidade

Inclusive, existem lojas especializadas nesta área de manequins, como é o caso da loja on-line Manequins e Cia , que atende todo o Brasil e em breve países do MERCOSUL. A empresa apresenta um variado estoque de modelos de manequins, divididos em diversas categorias e que atendem as mais singulares necessidades. Existem manequins femininos, masculinos e infantis em diferentes cores e tipos de corpo, desde os magros até os plus size.

Os lojistas da moda e vestuário vêm valorizando cada vez mais os manequins. Tanto que muitas lojas têm quantidades maiores de manequins, as vezes até mais manequins do que vendedores. O que justifica sua importância no comércio de roupas e acessórios da moda.

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações