4ª dose da vacina da covid: SP pede liberação para aplicar reforço para maiores de 35 anos

Expectativa do poder municipal é receber um milhão de doses do Ministério da Saúde; atualmente segundo reforço tem sido dado para maiores de 40 anos na cidade

5 jul 2022 - 15h46
(atualizado às 16h21)

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo solicitou ao Ministério da Saúde nesta terça-feira, 5, autorização para aplicar a quarta dose (2ª dose de reforço) da vacina contra covid-19 em pessoas maiores de 35 anos. No ofício, a pasta também pede mais imunizantes.

"A previsão é de 1 milhão de doses para essa faixa etária. Assim que o Ministério da Saúde autorizar e enviar as doses necessárias, nós iniciaremos a vacinação", confirmou o secretário de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, ao Estadão.

Publicidade

Desde o dia 27 de junho, os adultos acima de 40 anos estão sendo vacinados com a quarta dose na cidade de São Paulo. O Ministério da Saúde ainda não deu sinal verde para imunização do público mais novo, a não ser em alguns casos, como os de imunossuprimidos e profissionais de saúde. A recomendação do Ministério da Saúde de é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço (terceira dose).

A Prefeitura informa que já aplicou mais de 33 milhões de doses. Até ontem,4, 2.260.434 de doses foram aplicadas como 2ª dose adicional, cobrindo 56,8% do público elegível. Outras 7.742.644 doses foram aplicadas como 1ª dose de reforço, equivalente a 81,3% de cobertura vacinal.

Embora o ministério ainda não tenha dado sinal verde, governos já começaram a liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com menos de 40 anos, em meio à alta de casos e mortes pelo novo coronavírus. A média de casos teve aumento de 42%, com 57 mil infecções por dia. A média de mortes também continua em alta, de 45% nesta segunda, com em 214 óbitos por dia, segundo dados das secretarias estaduais de saúde reunidos pelo consórcio de imprensa.

O Distrito Federal anunciou na última quinta-feira, 30, o início da aplicação da segunda dose de reforço para a população com mais de 35 anos a partir de 1º de julho. Já a prefeitura de Manaus autorizou na sexta-feira, 1º, a vacinação a 4ª dose para pessoas a partir dos 18 anos. Aracaju também já vacina a população com mais de 35 anos, enquanto em Vitória pessoas acima de 30 anos já são elegíveis para receber a dose de reforço.

Publicidade

A aplicação de doses de reforço é uma resposta aos estudos que demonstram que, ao longo do tempo, os níveis de anticorpos neutralizantes gerados pelas vacinas caem, sobretudo entre os idosos. Em São Paulo, são esperadas cerca de 627 mil pessoas que, por razões desconhecidas, deixaram de receber a segunda dose na capital. Há também 2,5 milhões de pessoas aptas para a primeira dose adicional da vacina que ainda não procuraram os postos.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se