Vídeo mostra Lula saindo de palco após problemas com microfone, e não 'fugindo de vaias'

POSTAGEM NAS REDES SOCIAIS ACRESCENTOU ÁUDIO FALSO A FILMAGEM TRANSMITIDA AO VIVO PELO GOVERNO

30 abr 2026 - 15h06

O que estão compartilhando: vídeo mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abandonando o palco durante um discurso, enquanto o público grita "ladrão". A legenda afirma que "Lula correu do povo".

Foram acrescentados áudio e legenda sem conexão com o vídeo original.
Foram acrescentados áudio e legenda sem conexão com o vídeo original.
Foto: Reprodução/TikTok / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi adulterado para acrescentar um áudio sem conexão com as imagens originais. Na verdade, Lula abandonou o palco após problemas técnicos no microfone. O registro foi feito durante a inauguração da Ponte da Integração, em dezembro do ano passado.

Publicidade

Saiba mais: O conteúdo analisado aqui mostra Lula discursando com o microfone mudo em um evento, enquanto o público parece gritar "ladrão". Após alguns segundos de vídeo, o presidente abandona o palco, aparentemente irritado. Mas o vídeo foi manipulado.

A filmagem original é do dia 19 de dezembro do ano passado. Lula discursou por cerca de nove minutos na solenidade de inauguração da Ponte da Integração, que liga Brasil e Paraguai.

O evento ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná. As palavras do presidente na ocasião constam nas transcrições oficiais do Planalto.

O presidente se retirou do palco, irritado, depois que o microfone parou de funcionar devido a falhas técnicas. Na ocasião, o Estadão procurou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) para perguntar a causa do problema, mas não obteve retorno.

Publicidade

O vídeo original foi transmitido ao vivo pelo Canal Gov (aqui) e também divulgado por veículos de imprensa como Estadão, Veja, Folha de S. Paulo e Poder360. Em nenhuma das reproduções da filmagem aparecem gritos de "ladrão". Confira abaixo o vídeo completo:

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações