O que estão compartilhando: que vídeo e fotos mostrariam uma forte nevasca na Rússia, com prédios, carros, casas e cidades inteiras desaparecendo sob a neve.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Apenas a primeira imagem que aparece em uma sequência que viralizou nas redes sociais é verdadeira. Ela mostra a neve cobrindo carros na província de Kamchatka, região atingida por fortes tempestades de neve nas últimas semanas no extremo leste da Rússia.
As outras imagens foram geradas com o uso de inteligência artificial e viralizaram em vários países. O cenário não condiz com as imagens verdadeiras da nevasca que deixou a província em situação de emergência e matou duas pessoas.
Saiba mais: Esta não é a primeira publicação que viraliza dizendo mostrar imagens de uma nevasca na Rússia. Esta semana, o Verifica explicou que imagens de uma "nevasca apocalíptica" na Rússia eram, na verdade, criação de um designer turco que projetou, com o uso de IA, como ficaria a cidade de Ankara, na Turquia, sob quatro metros de neve.
Desta vez, imagens virais mostram "montanhas" de neve cobrindo edifícios de seis a sete andares - uma média de altura de 20 metros. Alguns deles têm neve acumulada que corresponde a algo próximo do dobro da altura dos prédios.
Imagens não condizem com a realidade
O Verifica fez uma busca reversa com as imagens que aparecem no vídeo, e apenas uma delas foi publicada em um veículo de imprensa: a primeira foi veiculada pelo The Sun, do Reino Unido, no dia 19 de janeiro. As imagens mostram pessoas tirando neve que cobriu carros em uma rua.
As demais aparecem em diversos posts nas redes sociais, mas não em veículos de imprensa. O jornal The Moscow Times, por exemplo, publicou no dia 19 que a província de Kamchatka tentava voltar à normalidade uma semana após a tempestade.
Segundo o jornal, a cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, onde a precipitação de 1ª a 16 de janeiro foi 150% superior ao esperado para o período, a neve chegou, em média, a 1,70 metro de altura, com acúmulos de até 2,5 metros em alguns bairros - um volume muito menor do que é mostrado nas imagens que viralizaram.
O vídeo abaixo, publicado pela agência de notícias Associated Press, mostra imagens reais da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, na província de Kamchatka, durante a nevasca.
A agência de notícias Kamchatka-Info publicou diversas notícias com imagens sobre a nevasca na região. Apesar de haver neve cobrindo parte de prédios, carros e ruas, elas não condizem com as cenas virais.
Conteúdo foi produzido com inteligência artificial
As imagens que aparecem no vídeo investigado foram submetidas pelo Verifica ao Hive Moderation, uma ferramenta para detecção de uso de inteligência artificial em fotos e vídeos. A taxa de detecção foi de 98,3% em uma das fotos e 99,7% nas outras duas.
O InVID, outra ferramenta usada para detectar inteligência artificial em fotos e vídeo, também apontou indícios de uso de IA nas imagens.