O que estão compartilhando: que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), teria organizado um evento para inaugurar um cano de água. Posts exibem vídeo em que Fátima faz contagem regressiva e abre uma torneira durante o ato, sob aplausos do público presente.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. As imagens que circulam nas redes sociais foram registradas durante a solenidade de inauguração de uma adutora para abastecimento de água no município de Governador Dix-Sept Rosado. O momento em que a governadora abre uma torneira e recebe aplausos do público foi um ato simbólico para marcar a entrega de um trecho da adutora Apodi-Mossoró, sistema responsável por abastecer cidades da região.
Saiba mais: a cerimônia de inauguração da nova adutora aconteceu em 27 de junho, no município de Governador Dix-Sept Rosado. Nas redes sociais, o vídeo que mostra Fátima Bezerra abrindo uma torneira em um ato simbólico para marcar a entrega da obra passou a ser distorcido por desinformadores. As imagens foram utilizadas para afirmar, de forma enganosa, que a governadora teria promovido um evento para inaugurar um "cano de água".
Em uma busca pelos termos "Fátima Bezerra" e "Inaugura", a reportagem encontrou uma nota do governo do Rio Grande do Norte sobre a inauguração (aqui). No texto, é explicado que a abertura da torneira teve caráter simbólico. "Em solenidade na praça do mercado, a governadora Fátima Bezerra abriu simbolicamente a torneira, celebrando o fim de uma espera de décadas e o início de uma nova era de segurança hídrica para o município", informa a publicação.
Segundo o governo estadual (aqui), a obra elevou a oferta de água no município de 70 mil para 120 mil litros por hora, beneficiando 70% da cidade que antes sofria com o abastecimento inconstante.
A gravação que viralizou também foi publicada pela própria Fátima dois dias após a inauguração da adutora. Na legenda da postagem, a governadora explica que o vídeo mostra a inauguração de um trecho da adutora Apodi-Mossoró (aqui).
O sistema Apodi-Mossoró é uma obra de infraestrutura hídrica realizada em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Segundo a Caern, o projeto envolve uma bateria de sete poços, duas estações elevatórias, adutoras que interligam os poços à estação elevatória e um reservatório apoiado, que irá melhorar o abastecimento nos municípios atendidos. A estimativa é de que aproximadamente 60 mil famílias de Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado sejam atendidas pelo sistema.
A AFP também checou este conteúdo.