Vídeo de Marina Sena cantando 'Brasil' é de setembro, não de protesto contra PL da Dosimetria

ARTISTA SE APRESENTOU DURANTE MANIFESTAÇÃO CONTRA PEC DA BLINDAGEM EM COPACABANA; POSTAGEM TIRA IMAGENS DE CONTEXTO

15 dez 2025 - 15h36

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria a cantora Marina Sena apresentando a música Brasil durante a manifestação contra o PL da Dosimetria em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo, 14.

Marina Sena se apresentou em Copacabana em setembro.
Marina Sena se apresentou em Copacabana em setembro.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo não foi feito neste domingo, mas em setembro, durante o protesto contra a PEC da Blindagem. Marina não participou da manifestação contra o PL da Dosimetria, em Copacabana. De acordo com postagens nas redes sociais da artista, ela fazia um show em Belém, no Pará. Vale ressaltar que a adesão deste domingo foi menor do que a registrada em setembro. Conforme a contagem do Monitor do Debate Público da USP, foram contabilizadas 18,9 mil pessoas na manifestação mais recente; há dois meses, o público foi de 41,8 mil pessoas.

Publicidade

Saiba mais: Nas imagens, Marina canta a música Brasil, gravada por Gal Costa e popularizada pelo uso na novela Vale Tudo. A cantora se apresenta diante de um grande público. A postagem não deixa claro que a gravação é antiga. Nos comentários da publicação, muitos usuários parecem acreditar que a filmagem é deste domingo.

O vídeo foi publicado originalmente pelo canal da Mídia Ninja no YouTube, no dia 21 de setembro. Os créditos da imagem são de Felipe Altenfelder. Veja abaixo.

Em setembro, a pauta do protesto era contra a PEC da Blindagem e a tentativa de anistia a condenados pela tentativa de golpe de Estado. As manifestações foram promovidas por artistas, movimentos sociais, sindicatos e políticos governistas.

A Proposta de Emenda à Constituição dizia que deputados e senadores só poderiam ser presos em caso de flagrante por crime inafiançável, ampliava o foro privilegiado e ainda restringia processos criminais contra os parlamentares. Após as manifestações, o Senado derrubou a PEC, que tinha passado na Câmara dos Deputados.

Publicidade

Os protestos deste domingo foram contra a proposta de anistia e contra redução de penas para os condenados por envolvimento na trama golpista. Novamente, a organização dos atos ficou por conta de artistas, movimentos sociais, sindicatos e políticos governistas.

Na quarta-feira, 10, o plenário da Câmara aprovou o projeto de lei que reduz as penas de envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro e que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta agora vai tramitar no Senado.

Pelo texto, a pena de Bolsonaro pode cair de 27 anos e três meses de prisão para 20 anos e reduzir o tempo de cumprimento em regime fechado de seis anos e dez meses para dois anos e quatro meses.

Marina Sena participou da primeira manifestação, mas não da segunda. A cantora tinha apresentação marcada no Festival Psica, em Belém. No Instagram, a artista publicou várias imagens do show na capital paraense.

Publicidade

Como lidar com postagens do tipo: Após manifestações, é comum que circulem nas redes sociais imagens antigas, fora de contexto. Antes de acreditar, faça uma busca reversa de imagens, que permite verificar se o vídeo ou foto já havia sido publicado anteriormente. Aprenda como usar aqui.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se