O Palácio Tangará, em São Paulo, foi o cenário de um encontro com um seleto grupo de jornalistas para celebrar e discutir a filosofia do Champagne Telmont, um rótulo francês super exclusivo que tem o ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio como sócio investidor desde 2022.
Em uma tarde de bate-papo com Hugo Louis Bettarel, representante da marca no Brasil, foi possível mergulhar na essência desta Maison centenária, fundada em 1912 em Damery, na França.
Sustentabilidade: o coração da Telmont
A sustentabilidade é o pilar central da Telmont, resumida no princípio "Tudo que fazemos é em nome da Terra". A marca não busca volume, mas sim extrema qualidade e um impacto ambiental mínimo, com metas ambiciosas: ser a primeira casa de Champagne positiva para o clima até 2030 e neutra em emissões de carbono até 2050.
Para Hugo, o verdadeiro luxo da marca reside na experiência aliada ao cuidado com o planeta: "o luxo é viver uma experiência exclusiva, única, que vai me deixar memórias, mas que possibilite pensar no futuro." O objetivo da Maison, que está há apenas um ano no Brasil, é se tornar o porta-voz do champagne orgânico.
A Telmont foca em lotes de produção limitados. O Réserve Extra Brut é um blend lindamente equilibrado de sete safras distintas, combinando 35% Chardonnay, 36% Meunier e 29% Pinot Noir. Na taça, ele exibe aromas de pera e amêndoas levemente tostadas, resultando em um paladar refrescante, sutil, cremoso e com um final longo e elegante.
Já o Réserve Rosé Brut revela uma forte personalidade com uma sinfonia de frutas. É composto por 87% Chardonnay e 13% Meunier, em um blend de quatro safras, resultando em um corpo redondo e uma elegância inconfundível.