O Brasil está chegando esta semana à marca recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o país em 2025, melhor marca da série histórica iniciada em 1974, disse a Embratur nesta terça-feira.
O resultado representa um crescimento de cerca de 35% em relação a 2024, quando 6,7 milhões de turistas de fora vieram para o país.
"O Brasil nunca havia ultrapassado a marca de 7 milhões de turistas internacionais em um ano; agora, alcançamos 9 milhões, impulsionando a geração de empregos e renda", disse à Reuters Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
"Esse desempenho impacta uma ampla cadeia de serviços, abrangendo desde motoristas de aplicativos e táxis até vendedores ambulantes, profissionais de hotéis e restaurantes", acrescentou.
A receita com os gastos de turistas estrangeiros este ano também deve bater recorde e deve superar US$8 bilhões contra US$7,3 bilhões em 2024.
"Somente com o turismo internacional, a receita deste ano ultrapassará 8 bilhões de dólares. É importante destacar que o turismo já representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB)", disse Freixo, ressaltando investimentos feitos na promoção da imagem do país.
As perspectivas para o fluxo de turistas também são animadoras para 2026. "Com base nas previsões da Embratur, que consideram a venda antecipada de passagens aéreas, estimamos um aumento de 12% nos primeiros três meses do próximo ano. A tendência é de crescimento contínuo", disse o presidente da Embratur.