Caso Assange: Equador denuncia ameaça do Reino Unido

(Atualiza com mais declarações de Patiño e a posição do Reino Unido) O Equador denunciou nesta quarta-feira que recebeu um relatório do governo do Reino Unido que ameaça tomar ações para prender Julian Assange, o fundador do Wikileaks, que pediu asilo ao país andino e se encontra na embaixada equatoriana em Londres.

A informação foi confirmada pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, em entrevista coletiva na qual ratificou que, se isso ocorrer, seu país tomará ações contundentes para frear essa violação das normas internacionais.

Publicidade

A comunicação oficial britânica, anunciada hoje à embaixadora do Equador em Londres, Ana Albán, adverte para a possibilidade que as autoridades inglesas "possam invadir" a sede diplomática equatoriana, ressaltou Patiño.

O chanceler equatoriano, que revelou que o governo equatoriano anunciará amanhã a resposta ao pedido de asilo formulado por Assange, classificou a posição britânica como um "ato hostil e pouco amistoso" que viola "expressas normas internacionais".

Segundo Patiño, as autoridades britânicas justificaram suas pretensões em uma lei sobre instalações diplomáticas de 1987, mas disse que esse tipo de argumentos é inadmissível, tanto no âmbito jurídico como no político.

Além disso, indicou que, de acordo com a normativa internacional, as sedes diplomáticas "são invioláveis" e que nenhuma autoridade de um Estado receptor pode invadi-las.

Publicidade

Também comentou que pedirá a convocação de uma reunião urgente do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e também da Organização dos Estados Americanos (OEA) para tratar "esta ameaça" a um país latino-americano.

"Nós não somos uma colônia britânica", disse o chanceler após afirmar que "os tempos da colônia terminaram".

Por sua parte, o Reino Unido indicou que tem a "obrigação legal" de extraditar Assange à Suécia, como decidiu a Suprema Corte britânica, máxima instância judicial do país.

"Deixamos claro em nossas conversas com o governo equatoriano que o Reino Unido tem a obrigação legal de extraditar Assange à Suécia para que responda às acusações de delitos sexuais", declarou uma porta-voz do Ministério britânico de Exteriores. "Estamos decididos a cumprir esta obrigação", completou.

No último dia 20 de junho, a Scotland Yard avisou que o fundador do Wikileaks será detido se abandonar a embaixada do Equador em Londres já que violou as condições de sua prisão domiciliar.

Publicidade

Assange estava obrigado a permanecer no domicílio estabelecido de Norfolk, uma casa emprestada por um amigo no leste da Inglaterra, entre as 21h e as 7h, e no dia 19 de junho Assange se apresentou na embaixada equatoriana, onde permanece desde então.

Desde que foi detido no Reino Unido, em dezembro de 2010, a defesa de Assange tentou por todos os meios evitar sua entrega a Suécia por temor que fosse extraditado dali para os Estados Unidos, o país mais prejudicado pela difusão de milhares de documentos diplomáticos secretos por meio do Wikileaks.

O fundador do Wikileaks é reinvidicado pela Suécia por suposto assédio e estupro a duas mulheres às quais conheceu durante uma viagem a Estocolmo em agosto de 2010, com as quais ele assegura ter mantido relações sexuais consentidas. EFE

fa/rsd

  
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações