Veja os trechos da tese de Marques idênticos ao de artigo

'Estadão' fez um levantamento das coincidências; advogado nega plágio do desembargador indicado para o Supremo por Bolsonaro

9 out 2020 - 16h01
(atualizado às 16h36)

Uma das polêmicas do currículo acadêmico do desembargador Kassio Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal, são as dezenas de trechos idênticos de sua dissertação de mestrado encontrados em quatro artigos do advogado Saul Tourinho Leal. A tese de Kassio faz uso do material, sem fazer nenhum tipo de citação de que os textos foram publicados antes por outro autor.

Veja os trechos da tese de Marques idênticos ao de artigo
Veja os trechos da tese de Marques idênticos ao de artigo
Foto: Ramon Pereira / Ascom/TRF-1

Ao comentar o assunto, Saul Tourinho Leal afirmou que as acusações de plágio são infundadas e que as semelhanças entre seus trabalhos e a dissertação de Kassio são "fruto de esforço mútuo dos autores". Ele disse ter "há anos uma relação acadêmica com o desembargador" e afirmou que os artigos copiados são resultado de "debates, discussões e troca de informações acadêmicas, que, em conjunto com o Kassio, constituíram um acervo doutrinário comum para ser utilizado na produção acadêmica de ambos". Já Kassio Marques disse que se trata de coincidência.

Publicidade

Por meio do sistema Plagium, o Estadão fez um levantamento das coincidências. Veja abaixo cada trecho idêntico - ou com mínimas alterações - da dissertação e dos artigos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações