BRASÍLIA - Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado por três possíveis adversários em simulações de segundo turno das eleições presidenciais no Estado de São Paulo. O petista aparece atrás do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) e do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em cenários testados para a disputa de 2026.
Em eventual confronto com Flávio Bolsonaro no segundo turno, o senador aparece com 49,1% das intenções de voto no Estado, enquanto Lula registra 38,2%. Nesse cenário, 7,8% dizem que votariam em branco ou nulo, e 4,9% não responderam.
Flávio anunciou, em dezembro, que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), confirmou que ele será o candidato do grupo à Presidência em 2026. Bolsonaro está preso por tentativa de golpe de Estado e não pode disputar o pleito.
O senador tem se reunido com empresários e realizado viagens para firmar alianças. Ele havia afirmado nesta quarta-feira, 11, que "não ia demorar muito" para seu nome aparecer à frente do presidente Lula nas pesquisas.
Já em um eventual segundo turno contra Ratinho Junior, o governador do Paraná marca 47,5%, ante 37,0% de Lula, no Estado de São Paulo. Brancos e nulos somam 9,8%, e 5,7% não opinaram.
Outra pesquisa, em âmbito nacional, da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 11, mostrou que Ratinho Junior é o pré-candidato do PSD mais bem posicionado na disputa interna pela indicação ao Palácio do Planalto. Além dele, concorrem à vaga os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Mesmo com Tarcísio insistindo que não concorrerá à Presidência, ele é o candidato mais competitivo contra Lula no Estado de São Paulo. Em cenário de segundo turno, o governador aparece com 53,7% das intenções de voto, ante 36,0% do petista. Brancos e nulos somam 6,0%, e 4,2% não souberam ou não opinaram.
Tarcísio tem reiterado que segue focado na reeleição no Estado e que mantém lealdade a Bolsonaro. Apesar de ser citado por aliados da direita como possível nome para a corrida presidencial em 2026, afirma que apoiará Flávio Bolsonaro.
No primeiro turno, em cenário estimulado com Flávio Bolsonaro, o senador aparece com 37,8%, e Lula, com 33,7%. Em outro cenário, com Tarcísio na disputa, o governador lidera com 40,3%, enquanto Lula tem 33,9%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, Lula aparece na frente em São Paulo, com 21,1% das menções. Flávio Bolsonaro tem 14,4%, Jair Bolsonaro marca 5,1% e Tarcísio de Freitas registra 3,3%. Ratinho Junior aparece com 0,8%. Nesse cenário, 47,2% afirmam não saber ou não opinar, e 5,8% dizem que votariam em branco, nulo ou em ninguém.
Aprovação
O levantamento também mediu a avaliação da administração federal. Em São Paulo, 42,1% dizem aprovar o governo Lula, enquanto 54,7% desaprovam. Outros 3,2% não souberam ou não opinaram.
A pesquisa foi realizada entre 6 e 10 de fevereiro de 2026, com 1.580 eleitores em 78 municípios paulistas. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.