Lava Jato: Venina relata pedido de omissão de prejuízos

Ex-gerente da Petrobras disse que recebeu um e-mail de um secretário do Conselho de Administração com pedido em relatórios

7 fev 2015 - 15h22
(atualizado às 15h38)
Venina Velosa deu seu depoimento à Justiça nesta sexta-feira para operação Lava Jato
Venina Velosa deu seu depoimento à Justiça nesta sexta-feira para operação Lava Jato
Foto: Twitter

A ex-gerente da Área de Abastecimento da Petrobras, Venina Velosa, disse, em depoimento prestado nesta sexta-feira à Justiça Federal em Curitiba, que recebeu um pedido para omitir em seus relatórios que a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, era um projeto que traria prejuízos financeiros para a estatal.

Venina foi responsável pelos estudos sobre a viabilidade técnica e financeira que antecederam a aprovação da execução, em 2012, pelo Conselho de Administração. A refinaria é uma das obra da estatal investigada na Operação Lava Jato.

Publicidade
Justiça Federal retoma os depoimentos da Lava Jato em Curitiba
Video Player

Ao juiz federal Sérgio Moro, Venina disse que recebeu um e-mail de um secretário do Conselho de Administração com um pedido para alterar a maneira de redigir os relatórios. Segundo a ex-gerente, a forma "não estava dando conforto para a diretoria aprovar o investimento".

No depoimento, a ex-gerente disse que não lembra o remetente da mensagem. Informou que não sabe se foi repassada diretamente ou  enviada por intermédio de um ex-assessor de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, ao qual ela era subordinada.

Venina Velosa presta depoimento hoje na Justiça Federal do Paraná
Video Player

Nos estudos técnicos, Venina relatava os valores que seriam investidos e retorno previsto. Ela disse ao juiz que os ex-diretores Paulo Roberto Costa e Renato Duque, ex-diretores de Abastecimento e de Serviços, respectivamente, sabiam que a refinaria teria retorno negativo de US$ 3 bilhões. Mesmo tendo sido alertados, ambos determinaram a execução do projeto, segundo ela. A execução foi aprovada em 2012 pelo Conselho de Administração, com investimento de US$ 17 bilhões.

"Continue a executar os projetos, as licitações, da forma pela qual nós estamos mandando. Aquelas [recomendações] que estavam sendo feitas para a melhoria da gestão e dos projetos serão acatadas, se fosse o caso" disse Venina, ao referir à reposta de Duque após o alerta.

Publicidade

No mês passado, em nota, a Petrobras informou que Paulo Roberto Costa foi responsável pela elevação dos custos da Refinaria Abreu e Lima. Uma comissão interna da estatal concluiu que Costa foi responsável por alterações no contratos e antecipação das atividades.

Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações