Eleição sem um 'rosto' de renovação

Líderes de movimentos avaliam que medidas tomadas pelo atual sistema político impediram o surgimento de outsider como presidenciável

7 out 2018 - 05h11
(atualizado às 08h00)

Faltou um rosto. Essa é a avaliação dos movimentos de renovação política às vésperas do fim do primeiro turno e do resultado das eleições legislativas. E, embora evitem nomeá-lo, sugerem que o rosto que não vai aparecer na urna eletrônica nesse domingo poderia ter sido o do apresentador Luciano Huck ou o do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro aposentado Joaquim Barbosa.

"Faltou uma candidatura majoritária que levasse a ideia de renovação durante o horário eleitoral, durante a campanha inteira", disse o coordenador do RenovaBr Eduardo Mufarej. Para ele, sem uma figura para incorporar o conceito, como fez o hoje presidente francês Emmanuel Macron por meio do movimento En Marche! (Em Marcha!), tornou-se mais difícil produzir uma onda que transformasse, por exemplo, o perfil dos futuros eleitos para o Congresso Nacional.

Publicidade
Joaquim Barbosa chegando em sessão do Tribunal Eleitoral em Brasília, Brasil
Joaquim Barbosa chegando em sessão do Tribunal Eleitoral em Brasília, Brasil
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Até fevereiro, Huck era o nome cortejado por grupos de renovação, partidos de centro e até pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O próprio apresentador já tinha vestido o terno de candidato e mostrava-se disposto a enfrentar o desafio. Pressões da TV Globo e da família fizeram ele reconsiderar. A desistência foi um banho de água fria, nunca admitido, nos grupos que já vislumbravam as dificuldades de um candidato com o perfil de Geraldo Alckmin (PSDB).

Sem Huck, a terceira via ganhou outras formas. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa chegou a se filiar ao PSB - sendo recebido com tapete vermelho pelo partido. Barbosa era a figura que, segundo entusiastas da sua campanha, conseguiria unir o discurso anticorrupção e a trajetória do brasileiro que "veio de baixo e subiu na vida". Em abril, o nome dele apareceu em pesquisas de intenção de votos com 10% do eleitorado.

Mas Barbosa sempre foi conhecido por ter uma personalidade "difícil". Conversas mais diretas sobre alianças e o jogo político causaram ojeriza ao ex-ministro. Ele queria, sim, ser presidente, mas não estava disposto a "pôr os pés na lama". Sua quase candidatura acabou com um anúncio feito via Twitter. Sem Huck e Barbosa, os grupos de renovação e "caçadores de terceira via" tentaram se aproximar de Marina Silva (Rede), mas as conversas não avançaram.

Para o cientista político Kleber Carrilho, da Universidade Metodista de São Paulo, a presença dos "outsiders" poderia ter mudado os rumos da corrida presidencial. "Uma vez que o sentimento antipetismo é o grande motor desta eleição, os dois poderiam servir como escape para esse eleitorado. Sem eles, o escape acabou sendo o candidato do PSL, Jair Bolsonaro".

Publicidade

Sem um outsider, o establishment político reagiu. Com restrição de recursos, regras para o fundo eleitoral, período menor de propaganda gratuita e impossibilidade de candidaturas independentes, os partidos concentraram suas estratégias nos candidatos já estabelecidos.

Em setembro de 2017, o movimento RenovaBr, que funciona como uma espécie de incubadora de candidatos oriundos dos movimentos cívicos, imaginava eleger de 70 a 100 nomes. Com o decorrer dos meses, as estimativas deixaram de ser públicas - e hoje giram em torno de 24 candidatos.

A Raps sequer tem divulgado projeções que possam, eventualmente, criar falsas expectativas. Movimentos como o Agora!, Acredito, Brasil 21, Bancada Ativista, Frente Favela Brasil, Frente Pela Renovação, Livres também evitam fazer projeções. "O sistema se protegeu e criou dificuldades. Mas a renovação é um caminho longo, algo para dois ou três ciclos eleitorais", diz José Frederico, coordenador nacional do Acredito.

No cenário de um segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), os grupos de renovação irão se posicionar mais pela negação do que pela crença política. De um lado, casos como o do Acredito, que mesmo sem apoiar Haddad já se manifestou contra "aquilo que Bolsonaro representa"; de outro, o Vem Pra Rua, que sem se comprometer com Bolsonaro já se colocou como antipetista. O Agora!, grupo de Luciano Huck, deve se reunir em breve para decidir que posição irá tomar.

Publicidade

Para o coordenador do Agora!, Leandro Machado, a polarização entre candidatos extremos e as dificuldades do PSDB devem abrir um espaço para um diálogo mais ao centro. "Nosso papel não vai se resumir ao resultado dessas eleições. Existe um espaço para a nossa participação política", afirma.

Apesar de uma clara tendência "centrista", o arco ideológico de candidatos lançados pela chamada "renovação" foi elástico e contemplou pelo menos 27 legendas, entre siglas tradicionais, como PSDB e PSB, ou totalmente díspares como PCdoB e PSL. O RenovaBR, que aglutinou outros movimentos, teve 120 candidatos, a maioria filiados a Rede (20), Novo (15), PPS (14) e PSB (13).

Os grupos cívicos são formados por ativistas, empreendedores, acadêmicos e representantes da sociedade civil em geral. Como a possibilidade de candidaturas avulsas foi barrada pelo STF, membros desses grupos começaram a se acomodar em legendas conhecidas. Algumas delas, como a Rede e o PPS, abriram espaço para oferecer uma certa independência dentro de suas estruturas.

"Faltou uma candidatura majoritária que levasse a ideia de renovação durante o horário eleitoral, durante a campanha inteira."

Huck participou de diversas reuniões com lideranças partidárias mas nunca declarou publicamente sua intenção em concorrer. Em abril, desistiu afirmando que seria uma "insanidade".

Publicidade

O ex-ministro Joaquim Barbosa, também cotado como presidenciável, chegou a se filiar ao PSB. Mas, pelo Twitter, Barbosa anunciou aos seguidores que estava fora da corrida.

Veja também

Apostas eleitorais dos mercados
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se