Datafolha: 51% aprovam prisão domiciliar de Bolsonaro, e 53% acham que Moraes está cumprindo a lei

Levantamento também mostra 43% pensam que o STF trata o ex-presidente de maneira pior do que outros políticos, enquanto 37% consideram que o faz de forma igual

14 ago 2025 - 12h45
(atualizado às 17h21)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 14, aponta que 51% dos brasileiros concordam com a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 4 de agosto. Por outro lado, 42% discordam da medida imposta pelo magistrado.

Publicidade

O porcentual que endossa a decisão contra o capitão reformado concorda que ele teria desobedecido a ordem de não usar as redes sociais ao participar de uma chamada de vídeo, em uma manifestação em seu apoio e com ataques ao STF que foi transmitida por várias pessoas.

O levantamento também mostra que 53% dos entrevistados consideram que Moraes está seguindo o que determinam as leis e a Constituição do País no julgamento contra Bolsonaro. Enquanto isso, 39% acreditam que ele está sendo injustiçado pelo ministro por conta "motivos políticos".

A tese de perseguição tem motivado sanções ao Brasil, após campanha capitaneada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Entre as medidas, estão as tarifas de 50% a produtos brasileiros e suspensão de vistos e bloqueio de bens e ativos de autoridades.

Jair Bolsonaro mandou recado a participantes de ato no Rio e vídeo foi compartilhado pelo filho Flávio nas redes
Jair Bolsonaro mandou recado a participantes de ato no Rio e vídeo foi compartilhado pelo filho Flávio nas redes
Foto: @flaviobolsonaro via Instagram / Estadão

A pesquisa aponta ainda que 43% pensam que o Supremo trata o ex-presidente de maneira pior do que outros políticos, enquanto 37% consideram que o faz de forma igual. Outros 13% veem o Judiciário tratando-o melhor, e 7% não opinaram.

Publicidade

O instituto infere também que 87% dos brasileiros souberam da prisão, sendo 30% deles bem informados a respeito, 42%, de forma mediana, e 15% pouco.

Nos segmentos da população, a prisão é mais aprovada entre jovens de 16 a 24 anos (60%). A medida é mais rejeitada na região Sul (51%).

O levantamento ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 113 municípios entre segunda-feira, 12, e terça-feira, 13. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou menos.

Relembre a prisão

Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar do ex-presidente no dia 4 de agosto, por considerar que ele havia desrespeitado a medida cautelar de não se pronunciar por redes sociais de terceiros.

Bolsonaro participou por chamada de vídeo de ato realizado a seu favor em Copacabana, no dia 3, e um vídeo do momento foi publicado no perfil oficial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho.

Publicidade

No momento, Bolsonaro aguarda julgamento sobre a acusação de tentar um golpe de Estado para permanecer no poder após perder a reeleição para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

A defesa dele apresentou as alegações finais nesta quarta-feira, e a expectativa é que a votação ocorra em setembro. Bolsonaro nega as acusações.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações