O jornal The New York Times analisou que o Brasil enfrentou Donald Trump e saiu vitorioso, destacando a prisão de Jair Bolsonaro e a mudança de postura de Trump, que retirou tarifas do país após resistência inicial.
O jornal The New York Times publicou nesta segunda-feira, 24, uma análise afirmando que o “Brasil desafiou Donald Trump e venceu”, ao falar sobre a postura do presidente dos Estados Unidos ao saber da prisão de Jair Bolsonaro.
O texto, assinado por Jack Nicas, traz logo no início a resposta de Trump no sábado, 22, sobre o ex-presidente brasileiro ter sido detido. “Que pena. Acho uma pena”, declarou na ocasião.
Fazendo um contraponto, Nicas aborda a diferença do tom adotado pelo republicano em julho, quando enviou carta a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), exigindo que as autoridades retirassem as acusações de tentativa de golpe de estado contra Bolsonaro, cerca de dois meses antes de sua condenação.
Na época, Trump impôs tarifas de 50% sobre as importações brasileiras e sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal, numa tentativa de barrar a condenação. “Cinco meses depois, Trump praticamente admitiu a derrota. Bolsonaro está preso e Trump — após um encontro cordial com Lula — acaba de remover as tarifas mais significativas contra o Brasil”, aponta o texto.
Apesar de já estar preso preventivamente, a sua detenção não é para o cumprimento de sua pena, mas por descumprimento de uma medida cautelar, já que houve violação da tornozeleira eletrônica que usava em prisão domiciliar. Bolsonaro deve começar a cumprir os 27 anos de prisão assim que o processo for finalizado.
Segundo o Times, o resultado destaca o “contraste impressionante” entre o destino de Trump e de Bolsonaro, depois de ambos tentarem se manter no poder após perderem uma eleição. “É também um exemplo claro das limitações da capacidade de Trump de dobrar governos estrangeiros à sua vontade e da sua disposição em abandonar aliados e ficar do lado de um rival quando considera que isso lhe é vantajoso”.