"Renúncia não faz parte do meu vocabulário", diz Cunha

21 ago 2015 - 12h56
(atualizado às 13h00)
Sob o comando de Eduardo Cunha, Câmara dos Deputados vem realizando mudanças nas regras eleitorais
Sob o comando de Eduardo Cunha, Câmara dos Deputados vem realizando mudanças nas regras eleitorais
Foto: Agência Brasil

Um dia depois de ser denunciado pela Procuradoria Geral da República, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, negou nesta sexta-feira que possa renunciar ao cargo.

"Não há a menor possibilidade de não continuar à frente da câmara pelo período para o qual fui eleito presidente. Ninguém vai me coibir. Não vou renunciar ao mandato para o qual fui eleito pela maioria absoluta no primeiro turno. Não há renúncia. Isso não faz parte do meu vocabulário", afirmou Cunha em um evento organizado por sindicalistas em São Paulo.

Publicidade

O presidente da Câmara respondeu às pressões que têm recebido de alguns partidos e deputados, que estão recolhendo assinaturas para exigir sua renúncia, por considerarem que não pode continuar no cargo enquanto estiver na mira da Justiça.

"Tenho condições, sim, de comandar a casa", acrescentou o parlamentar, que recebeu manifestações de solidariedade de dirigentes da Força Sindical.

O presidente da Câmara dos Deputados, terceiro na linha de sucessão e de quem depende a abertura de um julgamento político de impeachment, negou ainda que fará represálias pela denúncia que sofreu.

"Estou absolutamente sereno. Nada alterará o meu comportamento. Não adianta nenhuma especulação sobre o que vou fazer ou deixar de fazer", afirmou sobre as versões de que poderia aproveitar seu cargo para acelerar a votação no Congresso de projetos de lei e iniciativas que prejudicam o governo.

Publicidade

Na véspera, em comunicado que divulgou pouco após ser denunciado formalmente, Cunha atribuiu a acusação a uma represália do governo por sua atuação independente no Congresso.

"Com o desenrolar, assistiremos à comprovação da atuação do governo, que já propôs a recondução do procurador, na tentativa de calar e retaliar a minha atuação política", alegou na nota.

Cunha e o senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello foram formalmente acusados na quinta-feira pela promotoria de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção na Petrobras.

A denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), por ambos terem privilégio privilegiado.

Cunha e Collor fazem parte da lista de 50 políticos investigados junto com ex-diretores da estatal e executivos de grandes construtoras suspeitos de terem se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras.

Publicidade

"Apenas digo uma coisa: além de ser totalmente inocente, não há uma única prova contra mim em todas as páginas da denúncia que foi apresentada. Não há nenhuma prova", afirmou.

Ele acrescentou que continuará a exercer seu mandato com tranquilidade e que delegará toda sua defesa aos advogados. "Não se preocupem com isso. Meu advogado tratará como tem que ser tratado e nos foros competentes", afirmou.

Cunha insistiu que a Constituição garante a presunção de inocência e que por isso ninguém pode condená-lo previamente.

Ele lembrou que o STF já aceitou em outro momento uma denúncia contra ele, em que foi absolvido por unanimidade, e destacou igualmente que o presidente do Senado, Renan Calheiros, também enfrenta um processo no tribunal, o que não o impede de exercer seu mandato normalmente.

Cunha foi acusado pelo consultor empresarial Julio Camargo, que fez um acordo de delação premiada, de ter recebido pelo menos US$ 5 milhões para intermediar um contrato da Petrobras.

Publicidade

O próprio Camargo confessou ter recebido um suborno de US$ 40 milhões da sul-coreana Samsung Heavy Industries, empresa que forneceu navios à estatal.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se