Apesar da decisão de Moraes, Senador Marcos do Val viaja para exterior

De acordo com parlamentar, tem “toda a documentação diplomática e consular plenamente regular” e informou a saída ao STF com antecedência

24 jul 2025 - 21h16
(atualizado em 25/7/2025 às 18h12)
Resumo
O senador Marcos do Val argumenta que sua viagem aos Estados Unidos possui documentação regular e foi previamente informada ao STF, embora tenha ocorrido em desacordo com decisão do ministro Alexandre de Moraes.
Apesar da decisão de Moraes, Senador Marcos do Val viaja para exterior
Video Player

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) viajou aos Estados Unidos durante o recesso parlamentar, contrariando uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em nota, o parlamentar argumentou que tem “toda a documentação diplomática e consular plenamente regular” e informou a saída ao STF com antecedência. 

A informação da viagem foi noticiada inicialmente pelo portal UOL. Em nota oficial, Marcos informou que desejava prestar esclarecimentos “diante da circulação de informações falsas e juridicamente infundadas” que sugerem que ele teria “driblado a Justiça para viajar”. 

Publicidade

“Informo que me encontro com toda a documentação diplomática e consular plenamente regular. Meu passaporte diplomático, emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, está válido até julho de 2027 e sem restrição. Além disso, meu visto oficial de entrada nos Estados Unidos foi recentemente renovado, com validade até 2035. Além disso, a minha saída do país para a presente viagem foi formalmente informada, com a devida antecedência, a todas as autoridades de direito, tanto no Senado Federal quanto no Supremo Tribunal Federal, Polícia Federal e Ministério das Relações Exteriores”, explicou o parlamentar. 

Apesar da decisão de Moraes, Senador Marcos do Val viaja para exterior
Apesar da decisão de Moraes, Senador Marcos do Val viaja para exterior
Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

Segundo ele, não há qualquer decisão judicial válida que restrinja a liberdade de locomoção dele e que tem adotado todas as providências oficiais cabíveis para assegurar o respeito às garantias constitucionais. “Continuo exercendo plenamente meu mandato e mantendo agendas institucionais”, destacou. 

No entanto, no último dia 16 e após do Val pedir para viajar, Moraes afirmou em uma determinação que caberia ao requerente “adequar suas atividades às medidas cautelares determinadas e não o contrário”. “Indefiro o pedido feito por Marcos Ribeiro do Val”. 

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se