O traficante Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, líder do Comando Vermelho em São Gonçalo, é alvo de uma operação policial e considerado um dos criminosos mais perigosos do Rio, com extensa ficha criminal e histórico de fuga e liderança dentro e fora da prisão.
O traficante Antônio Ilário Ferreira, conhecido como Rabicó, é alvo principal da operação das forças de segurança realizada na manhã desta quinta-feira, 11, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ele é apontado como o chefe do tráfico de drogas na região e um dos nomes de maior influência dentro da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Rabicó integra o Portal dos Procurados do Rio de Janeiro, plataforma mantida pelo Disque-Denúncia em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Aos 61 anos, ele possui uma extensa ficha criminal, incluindo homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas, associação e organização criminosa, além de posse e porte ilegal de armas de fogo. É considerado um dos criminosos mais perigosos de São Gonçalo.
Antes de se tornar conhecido no Rio, Rabicó foi detido em 2008, no município de Mamanguape, em Pernambuco, onde havia comprado uma residência e vivia com a família, apresentando-se como empresário do ramo de reciclagem, conforme apontaram as investigações policiais.
Segundo o Portal dos Procurados, ele foi condenado a mais de 27 anos de reclusão e cumpriu parte da pena no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, além de ter passado por uma penitenciária federal de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Rabicó permaneceu preso até 2019, quando recebeu um benefício do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou que aguardasse, em liberdade, o julgamento de um recurso em um dos processos. Desde então, ele não retornou ao sistema prisional e é considerado foragido.
Crimes e disputa de poder na facção
Mesmo encarcerado, ele continuava comandando ações criminosas. Em 2014, mais de R$ 3 milhões foram encontrados escondidos em tonéis na mata da Mangueira e do Salgueiro. Na mesma operação, os agentes apreenderam 50 kg de cocaína e diversas armas. As apurações concluíram que o dinheiro pertencia ao traficante.
Em abril de 2019, criminosos fortemente armados, ligados ao grupo conhecido como “bonde do Rabicó”, teriam promovido uma caçada em comunidades de São Gonçalo para capturar e matar o traficante Thomas Jhayson Vieira Gomes, o 3N, episódio que teria provocado um racha interno no Comando Vermelho.
Segundo a polícia, Rabicó é conhecido pela alta periculosidade e pela disputa de poder dentro da facção. Outro episódio envolvendo seu nome foi ao promover a traficante Rayane Nazareth Cardoso da Silveira, a Hello Kitty, a um cargo de chefia no tráfico.
Informações do Serviço de Inteligência (P/2) do 7º BPM (São Gonçalo) indicam que a ascensão de Hello Kitty desagradou antigos traficantes da região, que defendiam que cargos de gerência deveriam ser ocupados por “crias” do Jardim Catarina, ou seja, criminosos nascidos na comunidade, um dos principais redutos do Comando Vermelho em São Gonçalo. A discordância teria provocado tensão entre integrantes da chamada “velha guarda” do crime local.
Hello Kitty acabou morta em uma operação policial no Salgueiro, em São Gonçalo, em 2021.
Treinamento de aliado na Ucrânia
Em novembro deste ano, a Polícia Civil informou ter identificado um membro do Comando Vermelho realizando espécie de “intercâmbio” na Ucrânia para aprender técnicas de combate. De acordo com a corporação, Philippe Marques Pinto, de 29 anos, viajou ao país “com a finalidade de obter conhecimentos militares e métodos de combate de caráter terrorista, que seriam aplicados contra as forças de segurança do Rio de Janeiro”. As apurações indicam que Marques Pinto é associado a Rabicó.
As investigações também apontaram pelo menos três entradas do suspeito na Europa: uma em junho de 2023, outra em junho de 2024 e a mais recente em setembro deste ano. Todas as viagens partiram do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão).