Polícia resgata 11 filhotes de cachorro enterrados vivos no RS

13 set 2013 - 16h15
(atualizado às 17h58)
Os filhotes e a mãe deles foram entregues à Associação Encantadense de Defesa Animal (Aeda)
Os filhotes e a mãe deles foram entregues à Associação Encantadense de Defesa Animal (Aeda)
Foto: Brigada Militar / Divulgação

Onze filhotes de cachorro foram resgatados nesta sexta-feira, após terem sido enterrados vivos no pátio de uma casa, em Encantado (RS), a 150 quilômetros de Porto Alegre. A Brigada Militar (Polícia Militar local) encontrou os cães dentro de um saco que havia sido enterrado em um buraco de cerca de 50 centímetros de profundidade. Três pessoas - um casal e o filho deles - foram autuados por crime de maus-tratos a animais e levados à delegacia da cidade.

Publicidade

Segundo o capitão Marcelo Abreu, comandante da Brigada Militar de Encantado, os filhotes foram salvos devido a uma denúncia anônima. "A viatura policial foi até esse local, fez lá contato com os moradores da casa e eles acabaram confirmando que teriam matado os cães e, depois, enterrado no pátio da casa", disse ele. 

Polícia resgata 11 filhotes de cachorro enterrados vivos no RS
Video Player

Porém, os policiais pediram para verificar o local onde os filhotes haviam sido enterrados - e confirmaram que estavam todos vivos. "Foram até lá, desenterraram com a ajuda do próprio morador que havia enterrado, e localizaram, dentro de um saco, 11 cães. Nenhum ferido, todos com vida, e acabaram todos sendo salvos."

O sargento Nilson Friedrich, da Brigada Militar de Encantado, se emocionou com o resgate. "Logo no início, a gente ouviu o choro dos cachorrinhos. (...) Nós estávamos chocados. O primeiro parecia ileso, e assim foi na sequência", disse ele.

A mãe dos filhotes estava presa no mesmo pátio e mostrava sinais de maus-tratos e subnutrição. Ao ser solta, a cadela correu para comer um pé de alface de uma pequena horta.

Publicidade

O casal de donos da casa - um homem de 49 anos e uma mulher de 44 anos - admitiu ter enterrado os filhotes porque não tinha condições de cria-los. Eles alegaram que haviam tentado doar os cães, mas não haviam conseguido candidatos. O filho deles, um jovem de 22 anos, estava dormindo no momento em que os pais enterraram os cachorros - porém, ele era o dono da cadela, e por isso também foi autuado.

Os três prestaram depoimento na delegacia da cidade e foram liberados. Os 11 filhotes e a mãe deles foram entregues à Associação Encantadense de Defesa Animal (Aeda).

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações