Uma operação policial no Rio de Janeiro desarticulou um túnel de metal usado pelo Terceiro Comando Puro (TCP) para espionagem e atividades criminosas, resultando na apreensão de armas, veículos e na prisão de suspeitos.
Uma operação das polícias Civil e Militar contra a facção Terceiro Comando Puro (TCP) revelou uma estratégia utilizada por criminosos para monitorar as atividades dos agentes no Rio de Janeiro: um "túnel de metal". A estrutura de 250 metros, feita com telhas de alumínio, foi descoberta nesta quinta-feira, 8, em um dos pontos da Favela do Rebu, na Zona Oeste.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, a operação, que mobilizou mais de 500 agentes, tem como objetivo desarticular atividades criminosas do TCP, especialmente o roubo de cargas e veículos de luxo nas comunidades de Senador Camará e Vila Aliança.
Durante a operação, os policiais encontraram a estrutura metálica improvisada que funcionava como um espaço de espionagem de agentes e de facções rivais. O local também era usado como esconderijo de cargas roubadas, desmanche de veículos e outras atividades ilícitas, conforme informou a PM.
Segundo as autoridades, o esconderijo foi desmobilizado e as forças de segurança realizaram um "cerco preventivo" na região, com o objetivo de reduzir riscos e garantir condições para a atuação policial.
Ao fim da operação, cinco suspeitos foram conduzidos à delegacia. Também foram apreendidos três fuzis, duas pistolas, um revólver, quatro carregadores de fuzil, nove de pistola e uma câmera de monitoramento. Sete veículos foram recuperados, entre eles carros elétricos.
Pela Polícia Civil, participaram equipes da 34ª Delegacia de Polícia (Bangu), delegacia responsável pela área da operação, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Subsecretaria de Inteligência, além da Diretoria-Geral de Polícia Especializada (DGPE).