Lula lidera cenários eleitorais para 2026 e Flávio se aproxima mais de petista que Tarcísio no 1º turno, diz AtlasIntel

18 dez 2025 - 09h59

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança de intenções de voto nos cenários para a eleição presidencial de 2026 e o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), tem desempenho melhor que o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos cenários simulados de primeiro turno, mostrou nesta quinta-feira pesquisa AtlasIntel para a Bloomberg.

De acordo com o levantamento, no cenário em que tanto Flávio quanto Tarcísio aparecem como candidatos, Lula lidera com 47,9% das intenções de voto, o filho mais velho de Bolsonaro soma 21,3% e o governador de São Paulo tem 15%. Mais distantes, aparecem os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 4,4%, do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 4,1%, de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 3%, e Renan Santos, um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL) do recém-criado partido Missão, com 2,4%.

Publicidade

No cenário em que Flávio é candidato sem Tarcísio, Lula tem 48,1% das intenções de voto, ante 47,3% em novembro, ao passo que o primogênito de Bolsonaro soma 29,3%, ante 23,1% em novembro. Caiado tem 7,2%, Ratinho Jr. aparece com 3,9%, Zema soma 3,8%, Renan Santos aparece com 3,2% e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD) soma 1,2%.

Já quando a simulação é com Tarcísio e sem Flávio, Lula segue à frente com 48,8%, ante 48,4% e o governador soma 28,3%, ante 32,5%. Caiado tem 5,5%, Ratinho Jr. soma 3,4%, Zema aparece com 3,8% e Renan Santos fica com 3%.

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria Flávio por 53% a 41% e derrotaria Tarcísio por 49% a 45%.

Bolsonaro, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília para cumprir a pena a qual foi condenado por tentativa de golpe de Estado, decidiu recentemente que Flávio representará o grupo político bolsonarista na eleição presidencial do ano que vem, anunciaram o senador e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em uma decisão que foi mal recebida pelos mercados financeiros, que preferiam a candidatura de Tarcísio.

Publicidade

A pesquisa ouviu 18.154 pessoas online entre os dias 10 e 15 de dezembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se