Fachin rejeita pedido de Moraes para julgamento conjunto com Mendonça

Presidente do STF manteve realização da sessão plenária na próxima terça

12 set 2026 - 14h16
(atualizado às 14h25)
Resumo
O presidente do STF, Edson Fachin, rejeitou o pedido de Alexandre de Moraes para julgar conjuntamente ações que envolvem a sua conduta e a de André Mendonça. Com a decisão, o plenário analisará no dia 15 o relatório da PF sobre conversas entre Moraes e o fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, que também depõe na data. Já o caso relativo a Mendonça será votado em 23 de setembro. Moraes alegava risco de decisões contraditórias, em meio à crescente crise institucional entre PF, PGR e o Supremo.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, rejeitou neste sábado (12) o pedido do ministro Alexandre de Moraes para um julgamento conjunto com seu colega André Mendonça na próxima terça-feira (15).

Presidente do STF manteve realização da sessão plenária na próxima terça
Presidente do STF manteve realização da sessão plenária na próxima terça
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O magistrado manteve a realização da sessão plenária do dia 15 de setembro, dedicada exclusivamente à análise do relatório da Polícia Federal (PF) sobre conversas entre Moraes e o fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, que levantam suspeitas sobre a conduta do ministro.

Publicidade

Já em 23 de setembro, o STF examinará o relatório de inteligência da PF utilizado por Moraes para solicitar uma investigação sobre a conduta de Mendonça em relação às apurações nos casos Master e INSS.

Moraes havia feito o pedido ao presidente da Corte sob a alegação de haver "risco concreto de decisões contraditórias e de tumulto processual" caso os dois episódios fossem analisados separadamente.

O ex-banqueiro Vorcaro, por sua vez, deverá prestar depoimento em 15 de setembro, no âmbito da investigação sobre as operações da instituição. A intimação foi agendada em meio a uma crescente crise institucional envolvendo a PF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o STF. .

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se