Trem que conecta linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos entra em operação para o público

Até sexta-feira, 20, somente funcionários do aeroporto podiam usar o transporte; transporte entre a estação e os terminais é gratuito

21 fev 2026 - 15h45

O trem que conecta a linha 13-Jade da CPTM aos terminais do Aeroporto de Guarulhos iniciou, nesta sexta-feira, 20, uma nova fase de operação. Agora, o público em geral pode usar o transporte das 17h30 até 00h. De acordo com o AeroGRU, consórcio responsável pela operação do trecho, a capacidade de transporte é de cerca de 500 pessoas por dia.

Publicidade

O funcionamento com capacidade reduzida está previsto no planejamento realizado pelo AeroGRU em conjunto com o GRU Airport, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e os órgãos reguladores. O Estadão entrou em contato com a Anac e aguarda retorno.

Antes do anúncio, passageiros que chegassem pela Estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM dependiam somente de ônibus disponibilizados pelo aeroporto.

O transporte entre a estação e os terminais é gratuito.

AeroGRU em funcionamento durante fase de testes. Desde sexta, 20, o trem passou a transportar o público em geral das 17h30 às 00h. Foto Tiago Queiroz/Estadão
AeroGRU em funcionamento durante fase de testes. Desde sexta, 20, o trem passou a transportar o público em geral das 17h30 às 00h. Foto Tiago Queiroz/Estadão
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Em nota, o AeroGRU afirma que o avanço para o público geral representa mais uma etapa da implantação, "que inclui verificações progressivas, acompanhamento das equipes técnicas e ajustes contínuos conforme previsto nos marcos de certificação".

Publicidade

O "Peoplemover" - como o equipamento foi apelidado na época do seu lançamento - foi submetido a mais de 15 mil testes de desempenho e segurança, e, desde dezembro de 2025, operava diariamente com funcionários do aeroporto, "demonstrando plena capacidade técnica para sua evolução até a operação final".

Atrasos no início das operações

O início das operações vinha sendo adiado desde 2024. Mudou de fevereiro para outubro, depois para fevereiro de 2025 e, mais tarde, para agosto do mesmo ano.

Em reunião com a Anac em 28 de novembro do ano passado, a AeroGRU estimava que, em 16 de janeiro deste ano, a população já poderia usar o trem, ainda que com limitações. A concretização vem com mais de um mês de atraso. Ainda não há previsão de novas ampliações.

Aeromóvel

Construída a 11 metros do solo, a linha possui 2.700 metros de extensão. Quando estiver em plena capacidade de funcionamento, será operada com três trens projetados para acomodar 200 usuários cada um.

Publicidade
Centro de Controle Operacional do aeromóvel. Foto Tiago Queiroz/Estadão
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

O sistema terá capacidade para transportar até 2 mil passageiros por hora, de forma gratuita, em viagens de cerca de 6 minutos até o último terminal.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações