O Governo de São Paulo e a concessionária Novo Litoral interditaram um trecho da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) na manhã neste domingo, 4, por causa de um temporal na região. A estrada liga a região metropolitana da capital paulista ao Litoral Norte do Estado. O bloqueio, do km 77 ao 92, na passagem da serra, foi parcialmente liberado nesta tarde. A pista sul da estrada está liberada em ambos os sentidos.
Nas últimas 72 horas, o volume de chuva chegou a cerca de 200 mm, índice acima do considerado seguro para o trecho de serra.
A gestão Tarcísio de Freitas informou monitorar, por meio de um gabinete de crise, o cenário nas cidades do litoral. Até o momento, ao menos 40 pessoas desabrigadas neste domingo, 4, segundo informações preliminares da Defesa Civil do Estado.
Esta é a primeira vez que a rodovia é interditada desde que a concessionária Novo Litoral assumiu sua operação, em novembro de 2024. A empresa acionou seu programa de gerenciamento de risco e de monitoramento de encostas.
Caminho alternativo
O governo orienta os motoristas a utilizar o Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a Grande São Paulo à Baixada Santista. Essas duas estradas estão em operação subida (2x8), oito faixas para subida e duas para descida, para facilitar o retorno à região metropolitana.
A concessionária Ecovias, que administra a Anchieta e a Imigrantes, afirma que as condições são favoráveis à direção, apesar da chuva.