A Enel Distribuição São Paulo afirma que a área de concessão está sendo afetada por fortes rajadas de vento desde a madrugada desta quarta-feira, 10, com a entrada do ciclone extratropical pelo Sul do País.
"Por causa dos ventos, em alguns pontos a rede elétrica é atingida por objetos e galhos, o que prejudica o fornecimento, além da queda de árvores", disse a Enel. Às 10 horas, a estação Mirante de Santana do Inmet registrou rajadas próximas de 80 km/h.
"Equipes da distribuidora estão mobilizadas em campo e atuam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 700 mil clientes (9,5% das unidades atendidas pela empresa na região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital)", reforça a concessionária.
Em caso de falta de luz, a companhia orienta que os clientes priorizem os canais digitais para agilizar o atendimento:
- Site: www.enel.com.br
- Aplicativo Enel São Paulo: disponível para iOS e Android
- WhatsApp (Elena): (21) 99601-9608
Aeroportos
Os ventos fortes na manhã desta quarta-feira, 10, e a chuva da noite de terça-feira, 9, também provocaram transtornos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. Foram 42 voos cancelados desde a noite de terça, segundo as administrações dos aeroportos.
Em Congonhas, apesar do aeroporto operar normalmente para pousos e decolagens, as companhias aéreas já alternaram 10 voos para outros aeroportos e cancelaram outros cinco, sendo três chegadas e duas partidas. As informações são da concessionária Aena, que administra o terminal.
Nesta manhã, os ventos na capital paulista ultrapassaram 80 km/h e há registro de falta de luz. Até o momento, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, já foram registrados 57 chamados para quedas de árvores na Grande São Paulo.
Segundo a administração do Aeroporto de Guarulhos, a operação para pousos e decolagens estava normal na manhã desta quarta. No entanto, na noite de terça, as condições meteorológicas desfavoráveis provocaram o cancelamento de 37 voos - 22 chegadas e 15 partidas. Além disso, outros quatro voos com destino a Guarulhos foram alternados para Curitiba e Rio de Janeiro.
"A concessionária segue monitorando a situação em tempo real e mantém comunicação constante com as companhias aéreas, a fim de minimizar os transtornos aos passageiros", informou a GRU Airport.
Ao menos 12 parques urbanos da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo também foram temporariamente fechados ao público em razão das fortes rajadas de vento.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Parques Urbanos.