Protesto pede punição de legista que assinava laudos falsos na ditadura

7 abr 2012 - 18h07

Um grupo de manifestantes percorreu neste sábado o bairro de Pinheiros, zona oeste paulistana, para denunciar à comunidade local a atuação do médico-legista Harry Shibata durante a ditadura militar. Cartazes colados em postes diziam que Shibata assinou laudos falsos para encobrir mortes decorrentes de tortura, como o caso do jornalista Vladimir Herzog. Pedindo a punição com gritos de ordem, os manifestantes foram até a casa do legista, onde penduraram faixas e picharam o asfalto e a calçada.

O movimento é inspirado nos atos promovidos na Argentina e no Chile para cobrar punição aos agentes das ditaduras locais. Segundo a estudante de artes plásticas Cândida Guariba, a ação é importante para mostrar que os colaboradores da repressão ainda estão presentes na sociedade. "Vir até a casa dele representa marcar essa memória. Mostrar para as pessoas que ele está vivo, que mora perto delas e está totalmente impune", ressaltou a jovem cuja avó, Heleny Guariba, é desaparecida política.

Presa por duas vezes à época da ditadura, Ângela Mendes de Almeida acredita que é importante dar nome aos autores dos crimes cometidos durante o regime. "Em geral, o movimento tem se fixado em lembrar os mortos e desaparecidos. Mas nós temos que lembrar também os causadores dessas mortes", ressaltou a professora aposentada que foi companheira de Luiz Eduardo Merlino, morto sob tortura dentro do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi).

Ângela garantiu que as manifestações vão continuar. O objetivo principal, segundo ela, é que os agentes e colaboradores da ditadura sejam responsabilizados. "Nós queremos, além da verdade, a justiça."

Ex-chefe do necrotério do Instituto Médico-Legal (IML) de São Paulo, Harry Shibata é alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) por ocultação de cadáver. O órgão pede que o legista perca sua aposentadoria e pague indenização pelos danos causados. O dinheiro deverá ser revertido em iniciativas que permitam que as violações aos direitos humanos ocorridas na ditadura não caiam no esquecimento.

Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações