PI: prefeito extingue 2ª passagem de ônibus em Teresina

19 jan 2012 - 00h55
(atualizado às 01h03)

Após 12 horas de negociações com os estudantes, o prefeito de Teresina (PI), Elmano Férrer (PTB), anunciou na noite dessa quarta-feira que irá extinguir o preço da segunda passagem de ônibus - que é de R$ 1,05 - na capital piauiense. A medida quer pôr fim às manifestações contra o aumento na tarifa de ônibus que têm bloqueados ruas e avenidas, deixando passageiros sem coletivo e trânsito parado.

A reunião iniciou às 8h40 e foi intermediada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, e pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. A negociação foi tensa e marcada por fortes discussões sobre a deficiência no sistema de transporte público de Teresina.

Por volta das 21h, a prefeitura e os líderes do movimento #contraoaumento divulgaram um documento com os itens acordados. O prefeito resolveu aumentar o tempo de integração das linhas de ônibus que passou de 1h para 2h (em trechos acima de 8km de percurso) e acordou em avançar o sistema de integração das linhas.

Um dos pontos rejeitados pela prefeitura foi a revogação do decreto que aumentou de R$ 1,90 para 2,10 a passagem de ônibus. A lei vale desde o dia 1º de janeiro.

"Tendo em vista todas as negociações anteriores e baseado no resultado da auditoria da planilha de custos respaldada por 16 instituições públicas, fica inviabilizada a redução de tarifa. Todavia a Prefeitura Municipal de Teresina reafirma o compromisso de não haver reajustes no ano de 2012", diz o documento divulgado para a imprensa.

O estudante José Eduardo Araújo Borges, o Alemão, da União da Juventude Socialista, disse que o resultado da reunião é uma vitória para o movimento. "Agora é manter esse diálogo com a prefeitura para melhorar a qualidade do sistema de transporte público", disse.

Os estudantes ficaram de apresentar o resultado da reunião em assembleia e decidirem se o movimento continua ou se será encerrado.

Confira na íntegra as resoluções acordadas:

1) Ampliar para 1h30 o tempo para integração dos percursos até 8km do centro de Teresina;

2) Ampliar para 2h o tempo para integração dos percursos acima de 8km do centro de Teresina;

3) Continuar a implantação do Plano Diretor com as modificações necessárias em função da bilhetagem eletrônica;

4) A Prefeitura não se opõe a realização de audiência pública para discussão dos contratos de concessão de transporte público, ora judicializado;

5) Comprometimento da Prefeitura Municipal de Teresina na integração plena das linhas de transporte coletivo, seguindo as seguintes etapas:

a) Até 01/03/2012 integração total entre todas as 33 linhas já integradas;

b) Até 01/06/2012 integração total de mais 23 linhas totalizando 56 linhas;

Observação: caso não haja condições técnicas para a totalização das 56 linhas, será estabelecido de comum acordo outro prazo para a meta;

6) Retirada imediata da tarifa da segunda viagem, respeitando o prazo de 30 dias para adequação do sistema. Os Movimentos Estudantis se comprometem, juntamente com Prefeitura Municipal de Teresina, buscar subsídios para redução de custos do sistema de transporte público;

7) Tendo em vista todas as negociações anteriores e baseado no resultado da auditoria da planilha de custos respaldada por 16 instituições públicas, fica inviabilizada a redução de tarifa. Toda via a Prefeitura Municipal de Teresina reafirma o compromisso de não haver reajustes no ano de 2012.

Yala Sena
Direto de Teresina
Negociações com os estudantes sobre as deficiências no sistema de transporte público de Teresina durou 12 horas
Negociações com os estudantes sobre as deficiências no sistema de transporte público de Teresina durou 12 horas
Foto: Yala Sena / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se