Mulher trans denuncia transfobia em academia de Contagem, MG, após ser ofendida em banheiro; polícia investiga o caso e a academia prometeu medidas.
Uma mulher trans denunciou ter sido vítima de transfobia no banheiro de uma academia em Contagem, Minas Gerais, na última terça-feira, 11. Ayla Victória, de 22 anos, filmou a discussão que teve com a mulher, que a chamou de "traveco" e de "homem velho que se veste de mulher".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso aconteceu na unidade Castelinho da academia Pratique Fitness. A mulher que proferiu as ofensas não foi identificada no vídeo. Ela se queixava de não poder entrar no banheiro feminino com o filho, de 7 anos. "Uma criança não pode entrar no banheiro feminino, mas ‘traveco’, homem velho que se veste de mulher, pode entrar no banheiro de mulher”, disse.
"Eu obviamente enquanto uma mulher trans e a única que estava usado o banheiro no momento, observei que estava sendo atacada verbalmente por essa moça e comecei a gravar. Nunca nos calaremos perante a tais situações que ferem diretamente os nossos direitos", disse Ayla Victória na legenda do vídeo da denúncia.
Ela contou ainda que na quinta-feira, 13, a gerência da academia entrou em contato para informar que iria tomar as medidas cabíveis sobre o ocorrido. O Terra procurou a Pratique Fitness em busca de um posicionamento, e aguarda retorno.
Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que o caso foi registrado na 2ª Delegacia de Polícia Civil em Contagem e os fatos estão sendo apurados.