MP chama assassinato de ex-delegado de 'típico de máfia' e promete resposta imediata sobre o crime

Paulo Sérgio de Oliveira e Costa disse que o Estado e a sociedade não podem mais admitir que sejam desafiados pelo crime organizado

16 set 2025 - 13h09
(atualizado às 13h53)
Resumo
Chefe do MP-SP associou o assassinato do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes a métodos de máfia que visam intimidar autoridades, prometendo resposta firme do Estado contra o crime organizado.
Chefe do MP-SP diz que Praia Grande é ‘ninho do PCC’ e pede ação 'integrada' após morte de ex-delegado Ruy Ferraz
Video Player

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, disse nesta terça-feira, 16, que em breve o Estado dará uma resposta à sociedade sobre o assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes. De acordo com o chefe do MP, mortes como esta visam inibir as autoridades públicas e são típicas da máfia. Ele chamou o local do crime de 'ninho do PCC'. 

Derrite diz que suspeito de participar da execução de ex-delegado Ruy Ferraz foi identificado pela polícia
Video Player

"São atuações tipicamente de máfia, que visam inibir as autoridades públicas. Visam dar recado às autoridades públicas. E o recado que as autoridades públicas devolvem é que o Estado de São Paulo está muito unido no combate e nas respostas adequadas a essas ações", enfatizou Paulo Sérgio de Oliveira durante o velório do delegado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Publicidade
Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, chefe do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP)
Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, chefe do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP)
Foto: Guilherme Naldis/Terra

Embora o chefe do MP tenha indicado que a região é conhecida como ‘ninho do PCC’, ele não descartou nenhuma linha de investigação. Segundo o procurador, existem pessoas identificadas em diversos lugares do Estado que podem ter, de alguma forma, alguma participação no crime. 

Por fim, o procurador ainda disse que o “Estado e a sociedade não podem mais admitir que sejam desafiados pelo crime organizado”. “O que aconteceu ontem foi mais uma demonstração de que nós precisamos agir de maneira colaborativa e de forma muito integrada”.

Execução de Ruy Ferraz

Delegado Ruy Ferraz Pontes é executado a tiros no litoral de SP
Video Player

Ruy Ferraz foi morto na noite desta segunda-feira, 15, por criminosos. Ele dirigia um veículo na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas quando perdeu o controle da direção e colidiu com dois ônibus. Um vídeo mostra que ele já estava fugindo de criminosos.

Após a colisão, bandidos que vinham em outro veículo pararam, saíram do carro, atiraram com fuzis contra o ex-delegado-geral e fugiram. A execução foi registrada por câmeras de segurança.

Publicidade

Após o crime, o carro usado pelos criminosos foi encontrado em chamas a cerca de dois quilômetros do local.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se