Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, faleceu ao cair de um mirante no Cânion Fortaleza, RS, enquanto estava em viagem com a família; o resgate levou 10 horas e as circunstâncias estão sob investigação.
A morte de uma menina de 11 anos ao cair de um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, chocou o Brasil na noite da última quinta-feira, 10.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Equipes do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre e da Brigada Militar foram mobilizados para o resgate, que levou cerca de 10 horas para ser concluído. A menina foi encontrada sem vida pelos bombeiros, após cair cerca de 70 metros de altura. Mas, afinal, o que se sabe sobre o acidente? Confira abaixo!
Quem é a vítima?
Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, era de Curitiba (PR) e estava no local em viagem com a família. A garotinha deixa dois irmãos, de 9 e 5 anos.
O que aconteceu?
A família estava em um ponto mais alto do Parque Nacional da Serra Geral quando se preparava para voltar para a base, onde há uma lanchonete. A mãe estava na frente com os outros dois filhos menores. O pai ficou para trás com a menina mais velha, que saiu correndo em direção ao cânion, para longe da família. O pai tentou correr atrás, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.
Como foi feito o resgate do corpo?
Para localizar a criança, o Corpo de Bombeiros utilizou um drone com câmera térmica. Equipes das cidades de Canela, Gramado, além do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio da aviação da Brigada Militar, se mobilizaram na ação.
Com a garota a 70 metros do ponto da queda, os agentes precisaram descer de rapel para realizar o resgate, que foi concluído por volta das 23h, cerca de 10 horas após a queda, com a menina já sem vida.
O que diz a polícia?
Ao Terra, a delegada Fernanda Aranha, da Delegacia de Cambará do Sul, informou que a Polícia Civil foi acionada durante a tarde, e identificou os pais da vítima e os responsáveis pelo parque.
Os agentes fizeram diligências preliminares para esclarecer a dinâmica do acidente, atender os familiares e requisitar perícias. Algumas pessoas foram ouvidas na delegacia. Um inquérito policial foi instaurado para apurar todas as circunstâncias dos fatos.
O que diz a concessionária que cuida do parque?
Em nota divulgada nas redes sociais, a Urbia lamentou a tragédia e demonstrou solidariedade aos familiares. A companhia ainda afirmou que cooperou com as autoridades desde o recebimento da notícia da queda e que segue trabalhando em conjunto com as investigações. O parque está fechado nesta sexta-feira, 11.
O que dizem as autoridades?
Por meio das redes sociais, a prefeitura de Cambará do Sul emitiu uma nota de luto sobre o caso. A postagem demonstrou solidariedade aos pais e familiares, “desejando força e consolo neste momento de dor imensurável”.
“Agradecemos, com respeito e admiração, às equipes de resgate que atuaram com coragem, técnica e incansável dedicação. Hoje, o silêncio das montanhas reflete a dor de toda nossa cidade. Que essa criança descanse em paz”, completou o comunicado.
O governador Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, também falou sobre o caso, por meio das redes sociais. Ele destacou o trabalho das autoridades na ação e se solidarizou com amigos e familiares.
Onde fica o Cânion Fortaleza?
O ponto turístico fica localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. De acordo com a prefeitura da cidade, o cânion possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura, pontos de até 900 metros de altura e uma altitude de 1.157 metros acima do nível do mar.
O nome ‘Fortaleza’ vem do formato de seus paredões, que lembram muralhas fortificadas.