Homem que caiu de prédio após morador cortar corda foi salvo por trava-quedas; entenda

Vítima foi salva por dispositivo de segurança presente no equipamento

28 mar 2024 - 12h37
(atualizado às 12h38)
Funcionário estava a 18 metros de altura quando morador da cobertura cortou corda que o segurava.
Funcionário estava a 18 metros de altura quando morador da cobertura cortou corda que o segurava.
Foto: Reprodução/Delta Plus

O trabalhador que limpava a fachada de um prédio em Curitiba (PR) e teve a corda que o sustentava cortada por um morador disse, em depoimento, que só não caiu por conta do dispositivo de segurança.

"A vítima só não caiu do sexto andar graças ao funcionamento de um dispositivo de segurança que impediu a queda", informou o Ministério Público do Paraná.

Publicidade

Trata-se de uma peça chamada trava-quedas, dispositivo de retenção de queda utilizado junto com o cinturão de segurança e impede que a corda escorregue quando há um deslocamento vertical rápido. 

O equipamento conta com cordão de aço, conhecido como “linha de vida”, que vai do topo do prédio até sua base. É nesse cabo que o “trava-quedas” é fixado. O dispositivo, então, é preso ao profissional.

O homem estava a 18 metros de altura quando Raul Ferreira Pelegrin, morador da cobertura, que fica no 27º andar, cortou a corda com uma faca. Ele foi preso em flagrante e denunciado por tentativa de homicídio.

A Polícia Civil ouviu uma testemunha que estava no telhado. Segundo ela, o homem disse que estava de "saco cheio" e daria dez minutos para os funcionários "sumirem" de lá antes de cortar a corda.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se