Homem foi detido nu na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, após resistir à proibição de nudismo decretada recentemente, sendo encaminhado à delegacia por desobediência.
Poucos dias depois da publicação do decreto que proibiu a prática de naturismo em Balneário Camboriú (SC), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de ato obsceno, resistência e desobediência na Praia do Pinho, conhecida como a primeira praia de nudismo do Brasil. Um homem foi conduzido à delegacia completamente nu.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o boletim da PM, o caso aconteceu na segunda-feira, 22, quando o homem foi encontrado na área externa de uma barraca de camping, em local visível a outras pessoas. Mesmo após a abordagem policial, ele se recusou a se vestir e passou a contestar a ação dos agentes.
Ainda segundo o relatório, o homem apresentou comportamento exaltado, questionou repetidamente as ordens da polícia e se negou a cumprir as determinações. Diante da resistência, os policiais relataram que precisaram contê-lo e utilizar algemas para restabelecer a ordem e garantir o cumprimento da lei.
Na delegacia, foi registrado um termo circunstanciado, procedimento adotado em casos de infrações de menor potencial ofensivo. A identidade do homem não foi divulgada, e a defesa não foi localizada.
O decreto que veta a prática de nudismo na Praia do Pinho foi publicado na sexta-feira, 19, e antecipa mudanças previstas no novo Plano Diretor de Balneário Camboriú, aprovado na mesma data e com entrada em vigor prevista para até 90 dias.
O Plano Diretor anterior, de 2006, autorizava o naturismo no local. No entanto, o novo plano, de 2025, retirou essa permissão. Segundo a prefeitura, a justificativa é que, ao longo dos anos, a praia deixou de ser frequentada majoritariamente por naturistas e passou a ser associada a ocorrências de atos ilícitos e crimes sexuais.