A Enel informou que já restabeleceu a energia para 99% dos clientes afetados pela ventania que deixou mais de 2 milhões sem luz, mas cerca de 157 mil imóveis ainda seguem sem fornecimento.
A Enel Distribuição São Paulo informou que restabeleceu o fornecimento de energia para 99% dos clientes afetados pela ventania registrada na última quarta-feira, 10. No dia do ocorrido, mais de 2 milhões de imóveis da capital e da Região Metropolitana ficaram sem luz.
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Segundo a distribuidora, foi mobilizado um número recorde de equipes em campo, com até 1.800 times atuando simultaneamente. Na manhã deste domingo, 14, cerca de 157 mil imóveis — o equivalente a 1,85% do total — ainda permaneciam sem energia, de acordo com dados do Mapa da Energia.
“A companhia segue atuando para atender todos os clientes que tiveram o serviço afetado pelo evento climático e que registraram falta de luz nos dias seguintes ao ciclone”, afirmou a empresa em nota enviada ao Terra.
Ventos de até 98 km/h
A falta de energia começou a ser registrada na última quarta-feira, 10, após a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, cujos efeitos foram sentidos na cidade de São Paulo e na Região Metropolitana. A ventania, com rajadas que chegaram a 98 km/h, provocou quedas de árvores, cancelamento de voos e deixou vítimas ao longo da semana.
Segundo o Mapa de Energia, cerca de 2,2 milhões de imóveis ficaram sem fornecimento de energia elétrica na quarta-feira.
Justiça de SP determinou a religação da energia sob multa de R$ 200 mil por hora
A Justiça de São Paulo determinou, na sexta-feira, 12, que a Enel restabelecesse imediatamente o fornecimento de energia elétrica na capital e na Região Metropolitana, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora.
De acordo com decisão da juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha, da 31ª Vara Cível do Foro Central, a concessionária tinha o prazo de até quatro horas para religar a energia em locais considerados essenciais, como delegacias, presídios e equipamentos de segurança; creches, escolas e espaços coletivos — especialmente em razão da realização de vestibulares e provas —; sistemas de abastecimento de água e saneamento, incluindo instalações da Sabesp e condomínios com bombas elétricas; e locais que concentram pessoas vulneráveis, como idosos e pessoas com deficiência.
Para os demais imóveis afetados desde o dia 9 deste mês, o prazo máximo estipulado era de 12 horas.