Das treze pessoas que sobreviveram ao acidente com o balão, que pegou fogo e caiu durante um passeio em Praia Grande, no extremo Sul de Santa Catarina, na manhã deste sábado, 21, duas seguem em observação no hospital. De acordo com as autoridades catarinenses, a questão é mais psicológica do que física: "Estado de choque". O balão estava com 21 pessoas, sendo 20 passageiros. Oito pessoas morreram.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em coletiva de imprensa que reuniu autoridades de diversas frentes de Santa Catarina, foi explicado que cinco pessoas, entre os sobreviventes, buscaram atendimento médico após o acidente.
Duas pessoas tiveram queimaduras de segundo grau, não tão graves, pontuaram. Outras três pessoas apresentaram ferimentos leves e dores musculares, como dor na lombar, provavelmente em decorrência do salto que deram para escapar do balão.
Em meio a essas cinco pessoas que buscaram atendimento médico, duas pessoas seguem no Hospital Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande. Elas não receberam alta por questões psicológicas e seguem na unidade até terem o devido encaminhamento. Suas identidades não foram reveladas.
Por conta do acidente, a coordenadoria de psicologia policial está na região de Praia Grande para fornecer eventuais atendimentos no que diz respeito ao pós-trauma.
Entenda o caso
Na manhã deste sábado, um balão turístico iniciou viagem com 21 pessoas a bordo, sendo 20 passageiros. Até que houve um problema e o incêndio teve início no balão. O piloto, então, aproximou o balão do solo e 13 pessoas conseguiram pular.
O que aconteceu foi que, com isso, o balão ficou leve e acabou subindo novamente. Os oito passageiros que seguiram no balão morreram queimados, com os corpos carbonizados.
Em depoimento voluntário, o piloto afirmou que a chama teve início dentro do cesto e foi ocasionada por um maçarico. As autoridades policiais ainda investigam o fato -- inclusive para entender se houve alguma situação de eventua negligência, imprudência por parte da empresa ou do piloto, ou se ocorreu algo que possa indiciar os responsáveis pelo balão pela prática de crimes como homicídios dolosos ou culposos.
Depois que o balão foi tomado pelo fogo, ele caiu no trajeto da Cachoeira de Bom Jesus, em Praia Grande. O resgate foi acionado por volta de 8 horas.
A cidade de Praia Grande, localizada no extremo Sul de Santa Catarina, é um dos principais destinos para quem quer fazer um passeio turístico de balão. Por conta de sua tradição na área, o município é inclusive conhecido como a “Capital dos Cânions” e também como a “Capital do Balonismo”.