Defesa Civil aciona 'alerta extremo' e sirene em Guarujá após fortes chuvas e deslizamentos

Ocorrências aconteceram na Vila Baiana e, segundo a Defesa Civil, não há vítimas registradas; risco de deslizamento segue alto

5 fev 2026 - 14h24
(atualizado às 15h35)
 
Com bairros alagados, Guarujá recebe ‘alerta extremo’ por chuvas e tem sirene de emergência acionada
Video Player

A Defesa Civil enviou dois alertas extremos para a cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, em razão das fortes chuvas na região. Bairros ficaram alagados. A cidade já registrou 118 milímetros de chuva até o momento nesta quinta-feira, 5. Sirenes de alerta chegaram a ser acionadas.

As chuvas se intensificaram durante a madrugada e não pararam pela manhã. A previsão é que a chuva siga ao longo do dia. Segundo a Defesa Civil, o plano de contingência foi acionado e as famílias que moram nas áreas de risco estão sendo orientadas a saírem de casa em razão do risco iminente de deslizamento de terra. As pessoas estão sendo direcionadas para o abrigo municipal.

Publicidade
Nas últimas 12 horas choveu 118 mm em Guarujá
Nas últimas 12 horas choveu 118 mm em Guarujá
Foto: Reprodução/Instagram/@guarujasopordeus

“As famílias permanecerão no abrigo até que o risco seja eliminado. O objeto do plano de contingência é permitir que todas as pessoas estejam seguras caso haja um deslizamento de terra no local”, complementaram.

Já os registros de deslizamentos aconteceram na VIla Baiana, no Morro do Engenho. Em nota, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que foi primeiro foi identificado um ponto de escorregamento em área não habitada. Já o segundo ponto ocorreu na Viela São Cristóvão e atingiu três moradias, resultando em 12 pessoas desabrigadas, encaminhadas para a Associação dos Moradores. Não há registro de vítimas feridas ou pessoas desaparecidas.

O alerta segue de “risco alto” de deslizamento na Vila Baiana e na Barreira do João Guarda. Para a primeira região, a indicação é que moradores sigam rota de fuga pelo Núcleo Infantil Agripina Alves de Barros. Já no segundo local, a rota é pelo Colégio Sérgio Pereira. Em caso de emergência, ligar 193 ou 199.

A quinta-feira começou com registro de chuva moderada a forte isolada na Baixada Santista. “Ao longo do dia, um sistema de baixa pressão atmosférica move-se no oceano deixando o tempo instável especialmente na faixa leste. Chove a qualquer hora, com chuva que pode inclusive ser forte e persistente no litoral”, apontou a Defesa Civil. Além de Guarujá, a chuva também foi intensa durante a madrugada e a manhã em Santos e Praia Grande – sem ocorrências registradas.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações