Terremoto de magnitude 4,4 foi registrado em Araxá, MG, sem danos ou feridos; autoridades monitoram a situação e alertam sobre informações falsas.
Um abalo sísmico de magnitude 4,4 na escala Richter foi registrado na noite desta sexta-feira, 12, em Araxá, no Triângulo Mineiro. A informação foi confirmada pela prefeitura e pela Defesa Civil do município. Até o momento, não há registros de danos materiais nem de feridos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O tremor foi sentido por volta das 22h10 em diferentes pontos da cidade e da região. Segundo a Defesa Civil, as mineradoras locais foram acionadas, e as barragens instaladas no município permanecem estáveis. “Elas seguem sendo monitoradas, como medida preventiva, para verificar se houve qualquer tipo de alteração estrutural após o tremor”, informou o órgão em comunicado.
A Defesa Civil também orientou a população a permanecer em alerta nas próximas horas, diante da possibilidade de novos tremores.
Em nota, a Prefeitura de Araxá alertou para a circulação de informações falsas, incluindo áudios e mensagens com vozes alteradas por inteligência artificial, que têm como objetivo gerar pânico e desinformação entre os moradores.
De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que também registrou o evento, a região de Araxá apresenta histórico de atividade sísmica.
“O último tremor registrado anteriormente na região ocorreu em 15 de dezembro de 2024, com magnitude de 3,1 mR. Em geral, sismos dessa magnitude não causam danos estruturais, embora possam ser sentidos pela população local e gerar incômodo ou preocupação momentânea. Tremores de terra não podem ser previstos e, portanto, não é possível afirmar se novos abalos ocorrerão”, informou o centro.