Atos e passeatas marcam dia pela descriminalização do aborto

28 set 2009 - 16h09
(atualizado às 16h14)

NoDia de Luta pela Descriminalização do Aborto

n

a AméricaLatina e no Caribe, a coordenadora da Rede Feminista de Saúde do Distrito Federal, Karen LúciaBorges Queiroz, defendeu, em entrevista ao programa

Publicidade
Revista Brasil

, da

Rádio Nacional

, que a saúde reprodutiva tem de ser encarada como um direito da mulher.

"A gentedefende que nenhuma mulher é obrigada a ser mãe. Assimcomo todas as mulheres que podem e querem ser mãe, tem odireito de dar a luz. A questão da saúde sexualreprodutiva tem que ser um direito", explicou.

Acoordenadora afirma que o aborto mal feito é a terceira causa de morte materna no país e afirma que esse fato está ligado àquestão de injustiça social. "Mulheres negras e de baixarenda sofrem preconceito social e praticam o aborto de formaprecária."

A Articulação de Mulheres Brasileiras, organização não governamental que atua na defesa dos direitos humanos, realizou hoje (28) ações e atos públicos em oito estados, entre eles, Paraíba, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco, para marcar o dia de luta pela legalização do aborto na América Latina e no Caribe.

A integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Sílvia Camurça, afirma que a ideia é coletar assinaturas para a instalação de uma frente nacional que visa ampliar o debate em favor da autonomia reprodutiva das mulheres. 

Paraa presidente do Movimento Brasil sem Aborto, Denise Garcia, alegalização do aborto é uma forma de mascarar o problemade saúde pública. "É preciso trabalhar comtodas as famílias para que tenham condição deter e de criar seus filhos, a fim de que estejam bem informados. Dar qualidade de vida àspessoas e não usar o argumento da falta de qualidade parafazer um ato que é ilegal."

Segundoestimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), noBrasil, ocorrem aproximadamente 1 milhão de abortosespontâneos e inseguros, com uma taxa de 3,7 abortos para cada grupo de 100mulheres de 15 a 49 anos. Esses números não abrangem os abortos por razões médicas e legais, ou seja,aqueles permitidos pelo Artigo 128 do Código Penal Brasileiro,que tratam de risco de morte para a mulher e de gravidez resultantede estupro.

Deacordo com informações do Ministério da Saúde,de janeiro a junho deste ano, foram realizadas cerca de 112.834internações no Sistema Único de Saúde (SUS) para procedimentos de pós-abortos ilegais (curetagens),que geraram um custo aos cofres públicos de R$ 22,8 milhões.Só no estado de São Paulo, nesse período, foramautorizadas mais de 20 mil internações em hospitais públicos para essa finalidade, enquanto noDistrito Federal aconteceram 2.094.

Agência Brasil
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações