BBB24: Uma mulher negra jamais poderia se comportar como Fernanda

Após várias gafes, a sister desmerece Davi dizendo que ele deveria procurar "uma vaga de segurança"

28 mar 2024 - 16h41
(atualizado às 16h43)
Fernanda, do BBB24, coleciona falas problemáticas
Fernanda, do BBB24, coleciona falas problemáticas
Foto: Reprodução/TV Globo / Mais Novela

Diante de todas as polêmicas que Fernanda, do BBB24, se envolveu, ela segue sendo muito aclamada por um determinado público que a acolheu, mesmo a sister ofendendo pessoas de maneira deliberada.

“Papo de viado”, “Então dá o prêmio pra barraqueiro, pra maluco, dá pra favelado, dá pra quem quiserem”, “Tem dia que você quer ‘matar os seus filhos’, você quer ser presa. Tem dia que você olha aquelas crianças e pensa: se eu morasse num prédio jogava pela janela, porque você não aguenta”, foram algumas de suas falas.

Publicidade

Vale pontuar que, sobre essa última frase, saí em defesa de Fernanda, porque ela é mãe solo de dois e um deles é atípico. E mais importante do que ela fala, é o que ela faz. E a participante segue fazendo o trabalho sozinha que deveria ser de dois. Ainda assim, consigo falar tranquilamente que se essa mesma frase saísse de uma boca preta a retaliação seria outra.

Mesmo com tudo isso, e foi apenas um resumo, ela é a segunda pipoca mais seguida do X (antigo Twitter), ficando atrás apenas do Davi. Ela tem mais de um milhão de seguidores no Instagram e segue bem distante do cancelamento.

Durante a madrugada de quinta-feira, 28, Fernanda, entre outras coisas, disparou em conversa com a Pitel sobre Davi, “vai arrumar um emprego de segurança num prédio". A sister estava desabafando sobre a possibilidade de perder o prêmio para o baiano.

Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que Fernanda tem falas equivocadas e que não faz questão alguma de se desculpar e rever seus comportamentos, muito pelo contrário, cansa de reafirmar sua ignorância em determinados temas e parece sofrer da síndrome de Gabriela, "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim".

Publicidade

Por outro lado, nós vimos a Leidy, uma mulher preta que teve seus equívocos, mas nem de longe na mesma proporção que Fernanda. Leidy entregou barraco, entregou jogo, comprou briga da famosa, o que poderia gerar uns seguidores, sobretudo os fãs dessas estrelas. Mas, ainda assim saiu com menos da metade dos seguidores da Fernanda no Instagram -- e no Twitter nem se fala, a diferença é ainda maior.

A Raquele é outra mulher negra que foi vista como planta, mas ainda assim participou de trata, conchavos, ganhou prova, não teve uma fala ou comportamento problemático e saiu do programa bem distante da aclamação da Fernanda.

Lembro do BBB passado, quando Fred Nicácio foi taxado de violento apenas por dizer a frase “o Brasil quer seu sangue”, se referindo ao paredão. Se isso foi suficiente, imagine se a Leidy, que já teve a imagem super estereotipada, falasse as frases violentas da Fernanda, como a de "cortar a própria mão" ou se ela mandasse a Alane costurar o c*?

Ou se a Raquele falasse da doença do próprio avô da mesma forma que a Fernanda fez, gesticulando sobre o tumor e falando sobre o velho estar salivando, morrendo e ela vendo a cena moribunda. Coisas que da boca branca gera um burburinho, mas na boca preta gera cancelamento, recorde de rejeição e zero apoio popular.

Publicidade

Estou falando isso não para rolar uma caça às bruxas com a Fernanda. Até porque acredito mesmo que ninguém deva ser perseguida. Nem ela, nem Wanessa, nem Yasmin, ninguém. Digo isso para vocês terem a mesma cordialidade com os erros de pessoas negras.

Davi, por exemplo, podem observar, a maioria do ódio direcionado a ele vem de uma galera branca progressista, uma galera que viu ele sendo homofóbico, se desculpando e não repetindo o erro, uma galera que viu ele sendo chamado de machista de forma injusta pelo “psiu”, e mesmo assim parando de fazer. Essa mesma galera enche as trincheiras da torcida da Fernanda, que fala um monte de asneira e sequer tem sua índole questionada por quem a idolatra.

Até outro dia, as mulheres menos seguidas do BBB eram todas negras, e provavelmente se mantém assim. Todo ano, o reality escancara como pessoas brancas têm o direito de errar, enquanto pessoas negras parecem que já vem com o selo de culpado nas costas.

A diferença desses para os outros anos é que estamos vendo um homem negro periférico sendo tratado por progressistas como branco da burguesia, mulheres negras sendo ignoradas pelo público e uma branca de comportamente duvidoso sendo abraçada por uma galera canhota que preferiu isso a torcer para um cara preto. Ele, que apesar dos seus erros, jamais tratou com descaso as dores alheias.

Publicidade
Fonte: Redação Nós
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se