"Se funcionou na Irlanda, funcionará no mundo todo": pipas gigantes agora estão gerando eletricidade do céu

Uma pipa de 60 metros quadrados conectada a um tambor que gera energia desenhando oitos no céu Pode atingir locais onde as turbinas eólicas não são viáveis

10 ago 2025 - 17h12
(atualizado em 11/8/2025 às 11h43)
Foto: Xataka

A costa oeste da Irlanda, tão verdejante quanto varrida pelo vento, se tornou o campo de testes para uma nova ideia: substituir turbinas eólicas por pipas gigantes.

Gerando eletricidade do céu

Determinados a encontrar uma alternativa às turbinas eólicas terrestres , pesquisadores da Universidade de Delft escolheram o Condado de Mayo, na Irlanda, para testar um sistema chamado Kitepower.

Publicidade

Em vez de turbinas eólicas, a Kitepower gera eletricidade usando pipas de 60 metros quadrados que sobem até 425 metros do solo.

Por que a Irlanda?

Para levar a invenção ao limite. "As condições de vento na costa oeste da Irlanda nos permitem expandir os limites do nosso sistema, tornando-o mais robusto e confiável", explicou Andrei Luca, diretor de operações da Kitepower, à RTE . "Se funcionou na Irlanda, provavelmente funcionará no mundo todo."

Como funciona

Com um engenhoso "efeito ioiô". A pipa, presa a um cabo enrolado em um tambor, sobe, formando um oito no céu por 45 segundos. Esse padrão de voo, inspirado em uma vela de kitesurf, maximiza a tração do vento, gerando uma força entre 2,5 e 4 toneladas. Essa força gira o tambor, que por sua vez é conectado a um gerador no solo, produzindo eletricidade que é armazenada em um sistema de baterias.

Após 45 segundos, a pipa se nivela para minimizar a resistência do vento, permitindo que o cabo seja recuperado usando apenas uma fração da energia gerada. O ciclo se repete, gerando um ganho líquido em energia renovável. O sistema, que ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Já sabemos quem vai beber todo o café que o Brasil não exportará para os EUA por causa das tarifas: a China

A NVIDIA e a AMD poderão vender seus chips de IA para a China, mas, para isso, darão aos EUA uma comissão de 15%

Pelo bem da sua casa, não ignore os barulhos à noite

O Google chegou a uma conclusão inevitável: em uma onda de calor, o ar condicionado é mais importante que a IA.

Cientistas simulam inverno nuclear e crise alimentícia foi pior do que o esperado

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações