A mais recente moto esportiva retrô que vai chamar a atenção é indiana e não fica devendo nada às europeias: a Royal Enfield está preparando o terreno com sua futura Continental GT 750, e faz isso em grande estilo, mostrando primeiro a versão mais radical.
A moto de corrida GT-R 750 serviu de prévia no Motoverse 2025, e com ela vem a confirmação definitiva: a nova esportiva clássica da marca será real, potente e fiel ao charme dos anos 80 que a RE explora há anos, agora com potência de verdade.
Modelo retrô indiano
A Royal Enfield não mostrou a versão de rua, mas não fez falta. A GT-R 750 é praticamente um aerofólio sobre rodas. Semi-carenagem afilada, traseira monoposto com um toque clássico de paddock e a mesma receita técnica que tornou a Continental famosa: manche Showa convencional, amortecedor traseiro duplo e chassi tubular de aço que mantém a estética clássica sem complicações. Desta vez, porém, a dianteira já deixa um rastro claro: discos duplos, pinças ByBre e a sensação de que a 750 vai frear e andar muito melhor do que a 650 que conhecemos.
O motor é a outra grande atração. Trata-se de um bicilíndrico paralelo, refrigerado a ar e óleo, com cerca de 750 cc, cerca de 55 cv e 60 Nm de torque. Não vai destronar nenhuma superbike, mas esse não é o objetivo. A questão aqui é outra: recriar o que eram as verdadeiras motos esportivas quando a carenagem não era obrigatória e um bom torque em médias rotações valia mais do que 180 cv na ficha técnica. Câmbio de seis ...
Matérias relacionadas
70 anos atrás, o mundo conheceu quatro motos que mudaram a história; todas eram japonesas
Sem lançar nenhum veículo novo em 2025, Jaguar comemora seu 90º aniversário