Ex-chefão da Stellantis decreta: a China vai salvar os empregos na Europa, mas vai devorar as montadoras europeias

O executivo afirma que a China vai aproveitar a crise da indústria automobilística no velho continente

9 nov 2025 - 08h15
(atualizado em 10/11/2025 às 13h18)
Foto: Xataka

Faz um ano desde que Carlos Tavares deixou de ser o CEO da Stellantis. Desde então, o executivo português está aposentado e lançou um livro intitulado Um piloto na tempestade.

Aproveitando o lançamento do livro, o ex-chefe da Stellantis conversou com o Les Echos e, na entrevista (repercutida pelo Financial Times), soltou algumas pérolas, como a de que a Stellantis pode acabar nas mãos de uma empresa chinesa.

Publicidade

A China está à espreita dos fabricantes ocidentais

Tavares conhece muito bem a indústria automobilística e também tem consciência do potencial das marcas chinesas. Na verdade, ele foi o responsável pelo acordo entre a Stellantis e a gigante chinesa Leapmotor.

Agora, ele alerta que a situação da indústria automobilística europeia é muito delicada por causa da guerra comercial em nível internacional, das rigorosas regulações de emissões impostas por Bruxelas e da política de eletrificação que também vem de lá. Muitas montadoras europeias estão contra a parede, como o Grupo Volkswagen, e Tavares adverte que a China pode aproveitar a situação.

"Há muitas janelas atraentes que se abrem para os chineses", explicou na entrevista. "No dia em que um fabricante de automóveis ocidental estiver em grave dificuldade, com fábricas prestes a fechar e manifestações nas ruas, um fabricante de automóveis chinês virá e dirá 'eu comprarei e manterei os empregos', e serão vistos como salvadores."

Tavares destaca que, enquanto as marcas ocidentais fecham fábricas e reduzem a produção, as...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

O trem de carga mais longo do mundo: sete quilômetros de aço, 682 vagões e um recorde que permanece imbatível 20 anos depois

Sempre se disse que um carro elétrico é mais fácil de manter porque praticamente não exige trabalho mecânico; acontece que ele também é muito mais barato: custa até 54% menos que um carro a gasolina

Por mais diverso que o mercado automotivo pareça, essas 5 empresas dominam as vendas de carros no mundo todo

"A China tem capacidade de produção suficiente para nos tirar do mercado": CEO da Ford insiste e vê a indústria automobilística chinesa como uma ameaça existencial

Demorou um pouco, mas o Sora finalmente chegou ao Android; o aplicativo da OpenAI para criação de vídeos com inteligência artificial não é mais exclusivo do iOS

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações