O Volkswagen Golf voltará a ser produzido em Puebla a partir de 2027, nas versões hatchback e perua de oitava geração. Essa mudança abre a possibilidade para a chegada de mais versões do Golf ao mercado brasileiro, ou até mesmo da versão GTI a preços mais baixos no país. É o que indicou o presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, em entrevista ao podcast QRCast, da revista Quatro Rodas.
Mais unidades e versões no Brasil
A fábrica de Puebla já produz os modelos Tiguan e Jetta, e já fabricou outras gerações do Golf. Outra vantagem é o fato de o país possuir acordos comerciais com a União Europeia, o que permitiria a exportação do Golf sem o pagamento de impostos de importação. O mesmo ocorrerá com o Brasil, isentando o modelo de uma sobretaxa de 35% no preço final para carros vindos de fora do Mercosul ou do México.
Recentemente, o Golf foi lançado no Brasil apenas na versão GTI e em lotes limitados, com preço inicial de R$ 430 mil. Cerca de 500 unidades do hatch chegarão ao país no primeiro trimestre do ano que vem. Com a produção mexicana, é possível prever a chegada do modelo em lotes maiores e mais frequentes, assim como em outras versões, como a esportiva R e a perua Variant. Os preços também devem ser menores.
Movimento é semelhante ao do Polo europeu
Com a mudança da linha de produção do Golf atual de Wolfsburg (Alemanha) para Puebla, a Volkswagen espera diminuir os custos de produção por unidade do modelo, uma vez que a mão de obra local é mais em conta, assim como a energia utilizada pelas fábricas. Isso ainda permitiria aumentar a margem de lucro por unidade vendida.
Esse movimento seria semelhante ao do Polo, que deixou de ser produzido na Espanha e passou a ser importado da África do Sul para a Europa. Lançada em 2019, a oitava geração do Golf é produzida atualmente apenas na Alemanha (para o mercado local e exportação) e na China (apenas mercado local).