Volkswagen já testa nova picape do T-Cross no Brasil

Ainda em fase inicial de desenvolvimento, nova picape da Volkswagen utiliza mula do Virtus e terá carroceria monobloco com motor 1.5 turbo

10 mai 2024 - 06h15
Mula da nova picape da Volkswagen
Mula da nova picape da Volkswagen
Foto: Instagram @falandodecarro/Reprodução

A Volkswagen já iniciou os testes de sua nova picape no Brasil. É o que indica este Virtus flagrado em São Bernardo do Campo (SP) pelo jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carro. Apesar da carroceria sedã, trata-se de uma "mula" da nova picape da marca alemã, que terá carroceria monobloco e deve ser lançada até 2027 no mercado brasileiro.

A hipótese é confirmada pelas proporções alteradas do Virtus em testes. Além da forte camuflagem, a unidade conta com para-lamas traseiros alargados e bitola mais larga. O entre-eixos também parece maior do que os 2,65 m do Virtus original. A nova picape terá a mesma plataforma MQB-A0 do sedã e do T-Cross, e será produzida em São José dos Pinhais (PR).

Publicidade
Mula da nova picape da Volkswagen
Foto: Instagram @falandodecarro/Reprodução

Ainda em fase inicial de desenvolvimento, a nova picape da Volkswagen inicialmente teria a plataforma MQB-A1 do Taos e seria baseada no conceito Tarok, que foi revelado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. Com a pandemia, no entanto, o projeto original foi engavetado na época e alterado posteriormente.

Por fora, a caminhonete terá carroceria monobloco e porte semelhante ao de modelos como o Chevrolet Montana e Renault Oroch. O visual deve trazer linhas semelhantes às dos SUVs e picapes da Volkswagen. O interior também deve manter parte do acabamento e layout em comum com o T-Cross.

Conceito da picape Volkswagen Tarok
Foto: VW / Guia do Carro

Sob o capô, a nova picape da Volks pode ser um dos primeiros modelos equipados com o novo motor 1.5 TSI, que substituirá o atual 1.4 TSI de 150 cv com a chegada das regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor no início de 2025. O novo propulsor terá tecnologia híbrida-flex EVO2 e deve oferecer 150 cv e 250 Nm.

Mula da nova picape da Volkswagen
Foto: Instagram @falandodecarro/Reprodução

A diferença é que o novo motor conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. A nova picape da Volkswagen é um dos quatro carros inéditos que a marca prepara para o Brasil até 2028.

Publicidade

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se