URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Toyota anti-Toro: o que podemos esperar desta picape

Designer brasileiro faz primeira projeção de como seria a inédita picape monobloco da Toyota para combater Fiat Toro e Ford Maverick

11 jun 2022 - 13h27
Projeção da Toyota anti-Toro: criação de Kleber Silva.
Projeção da Toyota anti-Toro: criação de Kleber Silva.
Foto: Kleber Silva / KDesign

Uma das notícias mais comentadas da primeira quinzena de junho é a possibilidade de a Toyota lançar uma picape anti-Toro, anti-Maverick e anti-Santa Cruz para combater, ao mesmo tempo, o crescimento da Fiat, da Ford e da Hyundai no segmento de picapes monobloco compactas. Esta possibilidade foi confirmada por Jack Hollis, vice-presidente sênior de operações automotivas da Toyota North America.

Em entrevista ao site especializado Automotive News, Hollis afirmou que o crescimento deste novo segmento de picapes chamou a atenção da Toyota e que “há espaço” para um modelo inédito. Especificamente para os Estados Unidos, a Toyota quer um produto que se posicione entre os US$ 20 mil (faixa da Maverick) e os US$ 27 mil (faixa da Toyota Tacoma).

Publicidade

Considerando os preços dos Estados Unidos, a Toyota pretende chegar pelo menos aos US$ 24 mil praticados pela Hyundai. Veja as faixas:

Ford Maverick - US$ 19.995 a US$ 25.860

Hyundai Santa Cruz - US$ 24.440 a US$ 40.170

Toyota Tacoma - US$ 27.150 a US$ 46.585

Publicidade
Projeção da Toyota anti-Toro: japoneses estudam segmento.
Foto: Kleber Silva / KDesign

No caso do Brasil, a Toyota tentaria ficar o mais próximo possível dos R$ 213 mil da Fiat Toro topo de linha, pois considera que a Ford Maverick tem potencial para crescer com versões abaixo dos R$ 233 mil praticados atualmente. Veja as faixas de preços:

Fiat Toro - R$ 138.490 a R$ 213.390

Ford Maverick - R$ 233.310

Toyota Hilux - R$ 246.400 a R$ 354.790

Por que a Toyota precisa de uma picape inédita

De posse das informações já disponíveis na mídia, o designer brasileiro Kleber Silva fez uma primeira projeção da inédita picape da Toyota. O artista utilizou elementos visuais dos atuais modelos da Toyota com o porte da Fiat Toro e cedeu para publicação no Guia do Carro.

Publicidade

Mas, por que a Toyota precisa de uma picape anti-Toro, anti-Maverick e anti-Santa Cruz? Porque essas três picapes possuem uma característica que nem a Tacoma nem a Hilux tem: dirigibilidade de automóvel. Assim como a Renault Oroch e a futura Chevrolet Montana, as três picapes que chamam atenção da Toyota utilizam carroceria monobloco. Portanto, o veículo é composto de uma peça única, enquanto as Toyota Tacoma e Hilux utilizam carroceria sobre chassi.

O modelo construtivo das picapes monobloco tem conquistado clientes no Brasil e nos Estados Unidos porque a dirigibilidade é muito melhor. A picape não torce tanto ao passar por irregularidades e tem muito mais estabilidade na estrada. Além disso, o uso de picapes compactas tem crescido nas grandes cidades, o que justifica um veículo com o comportamento dinâmico mais próximo de um SUV moderno do que de um caminhão.

Segundo os especialistas do mercado, a possível picape compacta monobloco da Toyota usaria a plataforma TNGA, a mesma que dá base para os modelos RAV4, Corolla e Corolla Cross. Assim como a Ford Maverick, a futura picape monobloco da Toyota teria versões híbridas. Por enquanto, não há um sinal concreto de que a Toyota vai mesmo entrar neste segmento. Porém, analistas do mercado consideram que “onde há fumaça há fogo” até mesmo nos projetos da indústria automobilística.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações